Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOAÇÕES E CARNAVAL

A folia invadiu o Hemopa: escolas de samba animam o Hemocentro de Belém

Quem estava na sala da recepção de doadores, triagem e sala da coleta pôde curtir um pouco do cortejo carnavalesco.

Por Anna Cristina Campos (HEMOPA)
17/01/2020 15h13

Na manhã desta sexta-feira, 17, três escolas de samba de Belém se juntaram em prol da solidariedade e espalharam alegria dentro do Hemocentro de Belém. As escolas  estão participando da ‘Gincana Solidária’ da Fundação Hemopa que vai premiar aquela que mais mobilizar doadores de sangue até o dia 7 de fevereiro.

Matinha, Império Pedreirense e Quem São Eles compareceram com passistas, intérpretes e ritmistas para doar sangue. Mas, é claro, que o cavaco veio junto para puxar um samba. 

“Este é um momento de muita alegria. Carnaval é felicidade, é vida. Portanto, propomos que as escolas de samba mobilizassem suas comunidades para essa gincana solidária. A intenção é abastecer o estoque de sangue, mas também incentivar o cidadão a este ato solidário”, destacou Juciara Farias, gerente de captação de doadores do Hemopa.

O presidente da escola de Samba da Matinha, Rodolfo Trindade, fez a doação e marcou ponto para a comunidade de Fátima. “Essa é uma disputa muito importante, doar e ajudar nossos enfermos que estão precisando de sangue”.

“A coisa mais importante é a gente pensar no próximo e nós estamos chamando a nossa comunidade para doar antes do nosso desfile”, disse o Wander Nunes, diretor  de comunicação da escola Quem São Eles.

Augusto Castro, diretor social da Império Pedreirense, disse que a comunidade está sendo acionada para essa disputa. "Nós vamos brincar no carnaval, mas tem muitas pessoas que estão nos hospitais precisando dessas nossas doações. Por isso, mobilizamos todos os moradores do bairro da pedreira para comparecer nessa ação".

Para ser doador de sangue e participar da gincana solidária das escolas de samba, o cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho). No momento do cadastro, o voluntário deve dizer também para qual escola de samba deseja pontuar.

O resultado será divulgado no dia 8 de fevereiro, sábado, durante a festa de abertura oficial da campanha ‘Folia que Salva Vidas. Doe Sangue’, da Fundação Hemopa, que será realizada na Praça Batista Campos, em Belém.

Locais de doação

A Fundação Hemopa possui 3 unidades fixas de coleta de sangue na região metropolitana de Belém. O Hemopa sede fica na Padre Eutíquio, na Batista Campos; o posto de coleta do Shopping Pátio Belém fica no 1º piso, dentro da Estação Cidadania; e o posto de coleta do Shopping Castanheira fica no Pórtico, na BR KM 1. Qualquer dúvida é só ligar para o 3110-6500 ou 0800 280 8118.