Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AUXÍLIO

SINE garante recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho

Por Rodrigo Souza (SEASTER)
17/01/2020 11h52

Recrutar, pré-selecionar e intermediar profissionais para o mercado de trabalho junto à uma rede de empregadores. Essas são apenas algumas das atividades executadas pelas unidades de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) no estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em 44 pontos de atendimento, distribuídos em 35 municípios.

Além de realizar a intermediação de mão de obra dos trabalhadores, o SINE, como serviço público e gratuito, realiza a habilitação ao seguro-desemprego e analisa uma série de ações relacionadas a essa finalidade, como organizar um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, entre outros.

Em 2019, a rede SINE possibilitou a colocação de cerca de 6 mil trabalhadores no mercado formal em diversas ocupações, como a professora Liciane Pompeu, que estava desempregada há dois anos e nove meses. “O SINE apresentou às disposições das vagas. Inicialmente, eu não sabia qual seria a empresa que iria fazer a prestação do serviço, mas no momento que fui levar o meu currículo, comunicaram que seria o SESC. A entrevista ocorreu com a diretora da escola e a coordenadora do ensino fundamental”, conta.

Liciane, que já tinha experiência em sala de aula, atualmente trabalha como facilitadora de crianças autistas no SESC, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Por meio do processo seletivo que participou, ela pode conhecer melhor o trabalho desemprenhado pela equipe do SINE.  “Para mim a entrevista foi muito tranquila, eu também fiquei muito interessada pela proposta que a escola apresenta. A minha experiência foi ótima, pois pude presenciar a credibilidade e o respeito do serviço prestado, através do processo seletivo, do qual eu fiz parte”, comenta.

A pessoa que busca o primeiro emprego ou está desempregada, precisa procurar uma base de atendimento do SINE em Belém que atualmente funciona para esse tipo de serviço nas Estação Cidadania do Guamá (atendimento de 8h às 14h) e Estação Cidadania Pátio Belém (atendimento de 9h às 17h) com os seguintes documentos em mãos: carteira de trabalho, identidade, CPF, comprovante de residência e certificados de cursos (caso tenha).

A Seaster também mantém uma base da rede SINE na Região Metropolitana de Belém exclusiva para Pessoas com Deficiência. O funcionamento fica no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), localizado na avenida Almirante Barroso 1765, bairro do Marco.