Tráfego será desviado no KM 7 para construção de túneis na BR-316

Obras de requalificação da rodovia ocorrem nos primeiros 10,8 KMs

16/01/2020 08h34 - Atualizada em 16/01/2020 10h05
Por Michelle Daniel (NGTM)

As obras de requalificação da BR-316, executadas pelo Governo do Pará por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), entra em uma importante fase: a implantação de um desvio provisório na altura do km 7 da via para a construção de dois túneis de acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua, exclusivos para os ônibus do BRT Metropolitano. 

O desvio será ativado às 7h de domingo (19), ao lado da entrada do conjunto Júlia Seffer, sentido Belém – Marituba, mantendo as três faixas de trânsito naquele trecho da rodovia por cerca de 300 metros. Ele está estruturado com calçada, ciclovia e iluminação. O objetivo é garantir, durante a execução dos trabalhos, fluidez ao tráfego e segurança a motoristas, pedestres e ciclistas que transitam na região.

A rota provisória servirá para a execução de um conjunto de obras, como a primeira etapa que é a construção das passagens inferiores, também a construção do viaduto - para o acesso dos veículos ao Terminal de Ananindeua - e passarela para pedestres - uma das 13 que prevê o projeto. A área do desvio estará sinalizada e contará com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran/PA).

Requalificação

As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. Além dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba, também serão instaladas, ao todo, 26 estações de passageiros (13 em cada sentido); 13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO), na avenida Augusto Montenegro.

A requalificação da BR-316 transformará a via em uma moderna avenida. Serão implantadas pistas com três faixas de rolamento com pavimento flexível nos dois sentidos, uma faixa em cada sentido - exclusiva para o BRT -, duas ciclovias, sendo uma em cada sentido, dois passeios para circulação de pedestres, faixa de piso tátil, rampas de acessibilidade e mobiliário urbano.