Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM ÁREA HISTÓRICA

Governo garante apoio à instalação de centro cultural em Ananindeua

A parceria com a Prefeitura local visa dotar o município de um amplo espaço para manifestações artísticas, economia criativa e prática esportivas

Por Carol Menezes (SECOM)
14/01/2020 17h13

Autoridades do Estado, da Prefeitura de Ananindeua e representantes da comunidade participaram da primeira reuniãoO Governo do Pará e a Prefeitura de Ananindeua devem firmar ainda este ano uma parceria para construção de um complexo cultural em uma área histórica da cidade. Inicialmente, a ideia é o local do Curtume Maguary. Na tarde desta terça-feira (14), o governador Helder Barbalho se reuniu com secretários, deputados, vereadores, lideranças e membros de movimentos culturais para tratar sobre o assunto, e sinalizou positivamente para o aporte de recursos ao projeto.

Helder Barbalho afirmou que é preciso envolver a população na discussão do projetoSegundo o governador, o objetivo "é abrir uma espécie de consulta pública para firmar, de fato, onde será o local da construção, o que será feito, quais serviços não podem ficar de fora. Precisamos discutir desde o conceito, e precisamos ouvir a população. O Estado confirma que vai participar da criação do que pode se tornar o grande cartão postal de Ananindeua".

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, antecipou que será formado um grupo de trabalho para definir, a partir da decisão por um conceito, de que forma o trabalho será conduzido. "A ideia é criar um espaço que seja símbolo da cidade, um centro cultural com vários usos, teatro, cinema, memorial, galeria de arte, área de exposições para economia criativa, do empreendedorismo, da gastronomia, e espaço de lazer com lago para crianças, e práticas esportivas", detalhou.

Valorização cultural - A proposta de aproveitar a área do Curtume se deve ao significado histórico que o local tem para Ananindeua. "Nós ampliaríamos os usos desse equipamento, preservando, mas em algo maior, contemplando todas as necessidades de valorização das práticas e fazeres culturais. O mais importante é que o governador já manifestou sinal positivo para a parceria com o município, para o aporte de recursos e futuras articulações com a as bancadas federal e estadual para o uso de outros fundos disponíveis para a realização da obra", acrescentou a secretária.O governador Helder Barbalho garantiu o aporte de recursos do Estado no complexo cultural

Coordenadora do Centro Cultural Rosa Luxemburgo, em Ananindeua, Fátima Afonso aprovou o resultado da reunião. "Ele (Helder Barbalho) foi muito acessível e sensível. Ele sabe da importância da cultura, porque foi prefeito dessa cidade, sabe que há todo um movimento cultural, com artistas produzindo cultura, artes cênicas, e não há onde expor esse trabalho para a comunidade", ressaltou.