Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"ÁRVORES QUE TOCAM"

Público lota o Teatro da Paz para assistir musical

Iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), levou a população de volta ao teatro.

Por Jackie Carrera (SECOM)
12/01/2020 16h07

Músicos, bailarinos, coral e solistas interpretaram a natureza para um público que lotou o Teatro da Paz, no final da manhã deste domingo (12). O Musical "Árvores que tocam" faz parte da programação Preamar Cabano. Uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.

A primeira edição do espetáculo foi realizada em novembro de 2019, durante a extensa programação do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz. Com o sucesso da apresentação, o espetáculo voltou ao palco nesta data que comemora os 404 anos da capital paraense.

Para a Secretaria de Cultura, Úrsula Vidal, a programação em alusão à Cabanagem, que começou na última terça-feira (7) e culmina neste domingo, não podia ser mais representativa e simbólica para Belém.

"A cidade tá viva e está ocupando os seus espaços. O nosso Preamar Cabano mostrou cada vez mais que queremos ocupar as ruas e aumentar esse sentimento de pertencimento, visitando nossos museus, nosso centro histórico. Fizemos uma programação vasta em alusão a cabanagem que conta muito a historia dessa cidade. Queremos inaugurar um novo momento em Belém, abrir o teatro todo domingo de manhã", disse Úrsula.

O espetáculo assinado pelo percussionista Thiago D'Albuquerque, é todo instrumental, inspirado na energia da floresta. São utilizados instrumentos eruditos e populares combinados com recursos tecnológicos para imitar sons de animais, da água e árvores. A dramaturgia também ambienta os cantos e danças típicas da região (como lundun, carimbó e a apresentação de boi bumbá) e encena a força da floresta amazônica que resiste às queimadas. Uma mensagem importante para reforçar a educação ambiental no palco da capital paraense.

O público de todas as idades interagiu bastante com o espetáculo e fez vários elogios à programação.

"Foi maravilhoso. parecia que a gente tava mesmo no palco. muito bonito. a gente se emocionou com a peça", disse Leticia Lucia de 10 anos. A irmã dela, Leonara Lucia, de 13 anos, também adorou o musical.

"Mostra que a gente tem que cuidar mais da natureza. Ela dá muita coisa pra gente e nós só estamos destruindo. Qual a razão de destruir se não vamos replantar depois? Afinal, nós somos uma parte da natureza, não é?", disse Leonara.

O público ficou animado com a atração cultural promovida pelo governo do Estado como parte da programação de aniversário da cidade.

"Musicais sempre nos encantam e comemorar o aniversario de Belém. Nada melhor. Eu sou paraense. Mas me sinto turista toda vez que entro aqui no Teatro da Paz. Esse lugar lotado arrepia de verdade", disse a professora, Katiúscia Oliveira, que também veio prestigiar a peça no aniversário da cidade, junto com o filho Gustavo, de 10 anos, e o marido, Camilo Dênis.

" Viemos com a família pra cá, só faltou nossa filha caçula que não pôde vir. Mas conseguimos os bilhetes para prestigiar essa linda programação. Achamos uma ótima iniciativa. Quanto mais cultura melhor, a população se sente privilegiada", disse o analista de sistemas, Camilo.