Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Matrícula para cursos técnicos entra na reta final para novos alunos

Por Jackie Carrera (SECOM)
09/01/2020 13h35

Na manhã desta quinta-feira (09), João Pedro Souza, de 16 anos, foi com a mãe, Ângela Moraes, na Escola Tecnológica Anísio Teixeira, no bairro do Umarizal, se matricular no curso técnico de Marketing. As aulas do ano letivo de 2020 começam no dia 03 de fevereiro.

Joao Pedro - Aluno“Estou bastante feliz de ter saído da antiga escola, que era na Sacramenta. Agora, entrando no Ensino Médio estou em uma nova fase. Me disseram que essa escola é boa, me deram ótimas referências. Espero me surpreender com o curso que escolhi”, disse o adolescente.

Dona Ângela ficou animada com a motivação do filho com os estudos. “Foi ele quem escolheu a escola, pesquisou e decidiu procurar o curso técnico. Acho importante ele se interessar. Adorei, porque acho que aqui ele vai ter um direcionamento melhor sobre o futuro. Geralmente os jovens saem das escolas meio perdidos com a escolha da profissão”, disse a mãe de João Pedro.

Até o dia 24 de janeiro, podem ser feitas matrículas para as 30 Escolas Tecnológicas do Pará, as ETEPAS, que oferecem cursos técnicos de nível médio na região metropolitana (Belém, Ananindeua, Santa Izabel do Pará, Marituba e Benevides) e no interior do Estado (Castanhal, Curuçá, Salvaterra, Monte Alegre, Oriximiná, Bragança, Santarém, Itaituba e Tailândia).

Segundo a coordenadora de educação profissional, Maria Elisa Almeida, são oferecidas 4.660 vagas para os estudantes e a matrícula é feita pessoalmente nas unidades de ensino. 

Suely Domont - coordenadora de matrícula“A matrícula iniciou no dia 30 de dezembro e vai até o dia 24 de janeiro. São cursos com duração de 4 anos, onde o aluno, ao final, sai com o diploma do Ensino Médio e do curso técnico. Essas vagas são destinadas para alunos que já concluíram o ensino fundamental e estejam com 17 anos e 11 meses até a data da matrícula”, disse a coordenadora. Os documentos obrigatórios são os mesmos exigidos no ensino regular, acrescentando o CPF do aluno.

Pré-matrículas do ensino regular - A Secretaria de Estado de Educação está na reta final de pré-matrícula para novos alunos que queiram ingressar no ensino regular. As inscrições terminam neste domingo (12) e podem ser feitas pelo site da Seduc ou pela Central de Atendimento

A professora Suely Domont, coordenadora do processo de matrículas da rede estadual, revela que, das 180 mil novas vagas abertas, já foram feitas 63.112 pré-matrículas. As inscrições começaram dia 23 de dezembro passado, mas muita gente deixa para o final do prazo.

"Todos aqueles que pretendem ingressar na rede estadual de ensino no ano letivo de 2020, precisam acessar a pré-matrícula. É importante ficar atento para o prazo e garantir sua vaga fazendo essa pré-matrícula que é feita de forma muito simples e depois comparecer para confirmar", disse a coordenadora.

Para se pré-matricular, basta preencher os dados pessoais (nome da mãe, do aluno, data de nascimento e endereço com CEP) no ato da inscrição online ou informar por telefone (0800 2800078). O aluno irá receber um número de inscrição e a data que deve confirmar a pré-matrícula diretamente na escola, onde devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Certidão (original e cópia)
  • Comprovante de residência (original e cópia)
  • 2 fotos 3x4
  • Carteira de vacinação (original e cópia)
  • Histórico escolar ou ressalva ( original) 

A partir do dia 14 começa o período de confirmação de pré-matrícula, que tem datas específicas para atender os alunos de diversas modalidades, inclusive da EJA - Educação de Jovens e Adultos.

“Dias 14, 15 e 16 de janeiro confirmam pré-matrículas apenas os alunos com deficiência. Já nos dias 17, 20 e 21 vão confirmar àqueles alunos que se pré-matricularam do 1º ao nono ano na Rede e os de primeira a quarta etapa da EJA Fundamental. E por fim, de 22, 23 e 24 de janeiro, confirmam os que se pre matricularam no ensino médio regular e na EJA médio”, alerta, a coordenadora, Suely Domont.

Processo Seletivo técnico - A coordenação de Educação Profissional também está divulgando a abertura do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos de nível médio na modalidade subsequente (Pós Médio).  O edital abriu nesta terça-feira (09) e vai até o dia 20 de janeiro. Quem estiver interessado deve procurar pessoalmente as ETEPAS ou acessar o portal da Seduc. O curso é exclusivo para os candidatos que já concluíram o ensino médio e buscam formação técnica. 

Neste processo seletivo estão sendo oferecidos 3.780 vagas para diversas formações que atendem as demandas do mercado. Os cursos mais procurados são o de técnico em enfermagem, de segurança do trabalho, informática, administração e logística. 

“O edital está no portal, lá pode ter acesso ao hotsite das Etepas. O candidato escolhe o curso que quer fazer, preenche os dados e neste momento tem um alerta: ele pode optar por usar a nota do Enem ou as notas de português ou matemática do ensino médio. Ele deve colocar a nota maior e terá que comprovar isso. Tudo faz parte dos critérios de seleção”, disse Maria Elisa, coordenadora de educação profissional.