Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HOSPITAL

Paciente de 65 anos inaugura Serviço de Nefrologia do Abelardo Santos

O Serviço dispõe de 22 máquinas de hemodiálise, com capacidade para realizar mais de 1.600 sessões por mês

Por Roberta Vilanova (SESPA)
08/01/2020 18h42

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci (distrito de Belém), realizou no último dia 6 de janeiro (segunda-feira), a primeira sessão de hemodiálise, marcando o início do Serviço de Nefrologia, conforme estava previsto desde a inauguração da unidade, em setembro de 2019. Josias Silva do Carmo, 65 anos, foi o primeiro paciente beneficiado com o novo serviço, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Josias Silva do Carmo na primeira sessão do Serviço de Nefrologia do Hospital Dr. Abelardo Santos“Além dos serviços de hemodiálise em que o paciente vem ao hospital para sua sessão, o hospital disponibiliza 13 leitos hospitalares de enfermaria para internação e suporte aos pacientes com problemas renais”, informou o gerente médico do HRAS, Bruno Marolato.

Com 22 máquinas de hemodiálise, sendo 20 para pacientes com insuficiência renal crônica e duas para pacientes com insuficiência renal aguda, o Serviço de Nefrologia tem capacidade para 1.680 sessões de hemodiálise por mês, atendendo 120 pacientes, divididos em três turnos. Conta, ainda, com uma equipe de três enfermeiros e dois médicos, diariamente. 

A filha de Josias do Carmo, Juliane Luz do Carmo, 28 anos, que o acompanhou ao Hospital, disse que o pai procurou atendimento médico no início de setembro de 2019, quando apresentou alguns sintomas e complicações, tendo sido diagnosticado como renal crônico.

Primeira sessão - Josias deu entrada no HRAS, no dia 28 de outubro, e fez a primeira sessão de hemodiálise na UTI. Mas assim que o setor de diálise ficou pronto, ele foi o primeiro a realizar a sessão. “Desde a equipe médica, que não deixou restar nenhuma dúvida para gente, psicóloga, enfermeira, foram todos bem atenciosos”, afirmou Juliane, ao reconhecer a qualidade do atendimento oferecido.

“O hospital também conta com uma estrutura maravilhosa. Os detalhes foram pensados no paciente e no acompanhante”, acrescentou a filha de Josias, confiante no tratamento que o pai está fazendo no “Abelardo Santos”. (Com informações de Gabriela Rodrigues Gonçalves - Ascom/HRAS).