Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Ampla programação de saúde começa na Colônia Penal de Santa Izabel

Neste primeiro dia de atendimentos, 184 internos foram assistidos com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinas de tríplice viral e contra sarampo.

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
08/01/2020 16h12

Para ampliar a rotina de procedimentos de saúde nas unidades prisionais do estado, uma grande ação de atendimentos médicos, triagem e testes rápidos começou nesta terça-feira (7) e finaliza na próxima sexta-feira (10), quando todos os 1.557 custodiados na unidade serão atendidos.
 
A ação é realizada por meio da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB) da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), que em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA), visa atender todos os internos custodiados na Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.

Segundo a diretora de Assistência Biopsicossocial (DAB), Sandra Costa, o objetivo da programação é sistematizar e humanizar as casas penais do complexo. “A ideia é que as unidades prisionais do complexo trabalhem de forma orquestrada afim de montarmos uma estrutura quer vire rotina para abranger tudo: tuberculose, doenças sexualmente transmissíveis. Trata-se de atenção básica a saúde mesmo”, afirmou. 

Neste primeiro dia de atendimentos, 184 internos foram assistidos com testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinas de tríplice viral e contra sarampo. Os internos passaram ainda por triagem para identificar quem precisa de encaminhamento odontológico e realização de exames. Dez profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais deram apoio à ação.