Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREAMAR

Com arte e valorização da história, Estado comemora os 185 anos da Cabanagem

Poemas e videomapping mostraram às novas gerações a importância da revolta popular que tomou conta da região a partir de 1835

Por Dayane Baía (ARCON)
07/01/2020 23h24

"Todos somos cabanos!" foi o grito que uniu centenas de vozes, no bairro da Cidade Velha, em Belém, para celebrar os 185 anos da Revolta da Cabanagem, na noite desta terça-feira (7). Crianças, adultos e idosos participaram do Preamar Cabano, programação da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com a parceria de coletivos e fazedores de cultura. A agenda prossegue até o dia 12 (domingo), culminando com o aniversário de fundação da capital paraense.

Antônio Juraci Siqueira, escritor paraenseA importância da data “7 de Janeiro” foi ressaltada em dois poemas do escritor paraense Antônio Juraci Siqueira, em frente ao Museu do Estado do Pará (MEP). O primeiro rememora a tentativa de tomada de Belém pelo cacique tupinambá Guaymiaba, morto com mais de 2 mil guerreiros, em 1619, cerca de três anos após a fundação da cidade, em 1616. Na mesma data, no ano de 1835, a revolta popular que ganhou o nome de Cabanagem derrubou o então presidente da Província do Grão-Pará, Bernardo Lobo de Sousa, e ficou no poder por cinco anos. É única insurreição em que o povo tomou o poder na história do país.

“São dois momentos da história de Belém e do Pará, quando avulta o sentimento nativista do povo, na mesma data, na mesma cidade, em períodos diferentes”, explicou o poeta.

O pai Paulo e a filha Maria Eduarda Bandeira assistiram ao evento e conheceram mais sobre a história de BelémMaria Eduarda Bandeira, 11 anos, assistiu ao evento ao lado do pai, o professor Paulo Bandeira. “Meu pai estava me explicando. As pessoas moravam em cabanas e, por isso, ficou conhecido assim”, contou a menina. “É importante para conhecer um pouco a história da nossa cidade, para dar mais valor, apesar das adversidades que ela passa. E orientarmos as crianças para saber as origens, como tudo começou. As lutas, a arquitetura, a cultura. É importante que ela saiba diretamente com eventos como este”, complementou o professor.

Úrsula Vidal, titular da SecultValorização - “Nosso Preamar Cabano deságua em valorização da nossa história e da nossa memória, no nosso centro histórico. Iniciamos a nossa programação com essa cantata poética, com música, poesia, cortejo cultural e com a projeção de um vídeo em animação que conta a história da Cabanagem nesse espaço que foi o mais importante, no momento mais marcante, quando as lideranças tomam o poder”, afirmou a titular da Secult, Ursula Vidal.

“Quando a gente conhece a história da cidade, de luta de cabanos, ribeirinhos, indígenas, negros escravizados e libertos, mulheres, nós valorizamos cada vez  mais a nossa identidade”, reiterou a secretária.

Reunir grupos de cultura popular e formatos diversos de arte foi a escolha da Secult para enaltecer a força do povo representada na Cabanagem. “O videomapping, por exemplo, é um tipo de linguagem que trabalha com a intervenção urbana. Foi muito propício utilizá-lo na fachada do prédio histórico representativo, o palco do grande momento da Cabanagem”, explicou Cássio Tavernard, diretor do Departamento de Editoração e Memória da Secult. A técnica, baseada no mapeamento de vídeos em superfícies irregulares, surpreendeu o público. A peça foi criada coletivamente, sob a orientação de VJ Lobo. “O Museu é o guardião da nossa identidade cultural. O videomapping foi uma maneira de trazer isso para fora. Todo mundo se juntou para contar a história da Cabanagem para além dos livros didáticos”, contou o VJ Lobo.

Magda Nascimento assistiu ao evento artístico com o companheiro, Rafael Bastos, e a filha do casal, Helena Ferreira, 4 anos. “Além de saber que hoje é o Dia da Cabanagem, viemos trazer nossa filha para esse movimento cultural. Esse evento é uma valorização histórica de luta e resistência da Amazônia. Para além do que se fala sobre a região, ela precisa conhecer o que é a Amazônia a partir da nossa realidade. A gente tem que se fazer presente nesses locais, apoiar e valorizar a nossa história”, ressaltou Magda.

Cultura e turismo - A programação contou com um cortejo que partiu do MEP para o Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, onde ocorreu uma apresentação da DJ Ananindeusa e da Orquestra Aerofônica. Durante toda a semana o Preamar Cabano terá exposições, ações educativas e musicais.

No próximo domingo, aniversário da fundação de Belém, a programação ocorrerá desde cedo, e contará com o espetáculo musical “Árvores que tocam”, no Theatro da Paz, às 11 h, com entrada franca.

Também em comemoração aos 404 anos da capital paraense, o governador Helder Barbalho entregará o complexo turístico e de convivência Belém Porto Futuro, localizado próximo à Baía do Guajará, que visa fortalecer o contato do povo paraense com o rio, dentro do projeto de revitalização da área portuária. O evento terá apresentações musicais e espetáculo pirotécnico.