Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HISTÓRIA VIVA

Samaumeira do Hangar ganha iluminação especial em memória aos cabanos

A programação “Belém Cabana” e a semana alusiva ao Movimento da Cabanagem integram as comemorações pelo aniversário de Belém

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
07/01/2020 18h11

A Organização Social Pará 2000, que administra diversos espaços turísticos públicos no Pará, em apoio a programação “Belém Cabana” do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) ilumina no período de 7 a 13 de janeiro, a Samaumeira localizada no jardim ao lado do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia.

O “Belém Cabana” é uma semana alusiva ao Movimento da Cabanagem (1835-1840), culminando com as comemorações pelos 404 anos de Belém. Além da iluminação da Samaumeira que é uma das árvores icônicas e imponentes da capital paraense, diversos outros espaços recebem iluminação especial: Memorial da Cabanagem, no Entrocamento e Museu do Estado do Pará, assim como extensa programação cultural.  

“A Cabanagem foi um dos períodos marcantes na história do Estado do Pará, um movimento popular de lutar por direitos. E por entender a importância do tema a Organização decidiu apoiar a comemoração do Governo com a Semana Belém Cabana. Somos honrados em ter uma Samaumeira, tipicamente amazônica, no jardim do nosso Centro de Convenções, trabalhamos constantemente para preservá-la e nesta semana ela fica mais simbólica com a iluminação”, comenta o diretor-presidente da O.S Pará 2000, José Dantas Júnior.

A programação cultural reúne música, artes cênicas e visuais, visita aos museus, arte de rua e cultura popular, com trabalhos artísticos inspirados na Cabanagem e outras atrações, tanto nos espaços gerenciados pela Secult e nas ruas da Cidade Velha, cenário da revolução cabana há 184 anos.

Serviço: A programação “Belém Cabana”, com a semana alusiva ao Movimento da Cabanagem integrando as comemorações pelo Aniversário de Belém, será aberta nesta terça-feira (7), a partir de 17h30, com inauguração da iluminação do Memorial da Cabanagem (Entroncamento) pelo governador Helder Barbalho, e iluminação da Samaumeira do Hangar . Nos dias 11 (sábado) e 12 (domingo), terá programação cultural no Mercado de São Braz, no Teatro Gasômetro, no Theatro da Paz, no Museu Histórico do Estado do Pará e no bairro da Cidade Velha. Todas as atrações terão entrada franca.