Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Emater internaliza projeto na área agropecuária em Nova Esperança do Piriá

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
03/01/2020 10h51

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município de Nova Esperança do Piriá, nordeste paraense, assinou, em parceria com o Banco do Brasil – agência de Capitão Poço, um contrato de investimento pecuário no valor total próximo de R$ 60 mil para a agricultora Maria Elaiane Meireles de Lima, que investirá o crédito em sua produção agropecuária.

A intermediação do projeto foi realizada pelo técnico em agropecuária, Leandro Amorim, via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A proposta foi aprovada dentro do modelo Esteira Agro do Banco do Brasil, quando a Emater internaliza a proposta no sistema do banco e passa a gerir e acompanhar até sua aprovação, que leva, em média, sete dias. É a primeira vez que essa modalidade foi realizada no município de Nova Esperança do Piriá. 

Na opinião de Leandro Amorim – que atende a agricultora há dois anos, o crédito vai ajudar na estruturação da propriedade com a compra de 15 vacas, 1 touro, 3 km de cerca e 2 cochos de madeiras. “A produtora vai trabalhar com gado de qualidade genética muito boa e, com a multiplicação, vai aumentar a renda dela e da família, já que vai produzir mais”.

Ainda de acordo com Amorim, após a liberação do crédito – que ficou para hoje, 3, a Emater local vai acompanhar a agricultora nas próximas etapas: compra das vacas e também na implantação da cerca e cocho na propriedade. “O nosso acompanhamento é do início ao fim, para que o produtor tenha assistência de qualidade no processo”, finaliza o técnico agropecuário.

Em fevereiro, a Emater local vai fazer custeio de projeto para mandioca, também para a produtora Maria Elaiane Meireles de Lima.

Pronaf - É um programa que trabalha com a proposta de fortalecer as atividades desenvolvidas pelo agricultor familiar a partir do financiamento de atividades e serviços agropecuários. É um programa do Governo Federal e um dos mais utilizados pelos agricultores atendidos pela Emater no Estado.