Hemopa reforça campanha de doação de sangue para o Carnaval

Doações precisam ser constantes, garantindo o atendimento para pacientes internados em todo Estado

02/01/2020 11h28 - Atualizada em 02/01/2020 12h10
Por Larissa Noguchi (SECOM)

Mesmo com o recorde de mais de 11 mil comparecimentos de voluntários no mês de novembro de 2019, o Hemopa precisa de doações constantes para manter bolsas de sangue para pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará.

Juciara Farias De acordo com a coordenação de captação do Hemopa, as doações no início do ano são menores, pois o mês de janeiro é o momento em que as pessoas ainda estão se reorganizando, por isso, a campanha é reforçada. “Já pensando nessa baixa, nós já estamos nos mobilizando para fazer uma grande campanha até o carnaval, justamente, para abastecer o banco de sangue. Que a gente consiga atender a demanda hospitalar”, ressaltou a gerente de Captação do Hemopa, Juciara Farias.

O auxiliar de serviços gerais Alcindo Monteiro, que já é doador frequente, dedicou o primeiro dia útil de 2020 para cumprir o seu compromisso solidário, doou sangue logo no início da manhã desta quinta-feira (2). Ele começou o ano novo se preocupando com o próximo num período em que a movimentação no hemocentro é reduzida.

Auxiliar de serviços gerais Alcindo Monteiro começou o ano doando sangue“Eu conheci a doação de sangue através de um funcionário aqui do Hemopa e logo fiquei interessado em poder ajudar. Senti como se fosse um chamado, de poder ajudar o próximo. Aproveito para convidar a todos, é um gesto de amo e gratidão”, falou.

A hemorrede é composta por 50 unidades, entre Hemocentro Coordenador, Hemocentros Regionais, Hemonúcleos e Agências Transfusionais. Em Belém, além da sede, que fica no bairro Batista Campos, há dois pontos em shoppings e uma unidade móvel para campanhas itinerantes. Em outros municípios, como Abaetetuba, Altamira Capanema, Tucuruí e Redenção, também há atendimento em unidades de coleta.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

Serviço:
Em dias normais, as doações de sangue podem ser feitas no Hemocentro Coordenador e na Estação de Coleta Castanheira, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 17h. Há ainda a Estação de Coleta Pátio Belém, que funciona de segunda a sexta-feira de 9h às 16h. Mais informações: 08002808118 ou (91) 3110-6500.