Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran intensifica ações e garante segurança nas praias de Salinópolis

Órgão orienta sobre uso do cinto de segurança, velocidade permitida, além da realização do teste do bafômetro

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
31/12/2019 15h24

Atividades estão concentradas no Atalaia e Farol VelhoPara garantir mais tranquilidade e segurança para quem escolheu curtir as praias de Salinas nas comemorações de fim de ano, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica ações de fiscalização de motoristas e de veículos automotores que utilizam as faixas de areia. As intervenções ocorrem nas praias do Atalaia e Farol Velho.

De forma preventiva, os agentes de fiscalização do Detran concentraram suas atividades no sentido de orientar os banhistas sobre o uso do cinto de segurança, velocidade permitida para o trânsito nesses locais, uso correto dos quadriciclos e de sons automotivos, além da realização do teste do bafômetro.

A fiscalização flagrou condutores que insistiam em circular com crianças com idade inferior a 10 anos no banco da frente, o que é considerado infração gravíssima, segundo o artigo 64 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os agentes flagraram também pessoas conduzindo seus veículos sem o equipamento de segurança necessário, assim como os quadriciclos.

Motoristas passam pelo teste do bafômetroOutro fator que foi rigorosamente fiscalizado pelas equipes foi o uso incorreto do som automotivo, valendo-se do respeito de manter um ambiente agradável e tranquilo para os brincantes. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o artigo 228 determina que desrespeitar a norma do Contran quanto ao limite do som automotivo é uma conduta grave e desse modo ao ser cometida, ela gera 5 pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23 e também a possibilidade de ter o veículo retido para regularização.

Os agentes também estiveram presentes nas rodovias estaduais, as PA’S 124 e 444 fazendo abordagens com o uso do etilômetro para reduzir os crimes por alcoolemia, além de garantir mais fluidez no trânsito.

Maré alta – No dia 31 de dezembro, o Detran em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar realiza o fechamento da praia em razão do fenômeno das marés, que devido as questões climáticas ficam mais intensas nesse período. Este ano, a maré está prevista para 4,2 metros.