Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANO NOVO

Previsão do tempo: virada do ano será de céu parcialmente nublado

Boletim especial da Semas aponta que chuvas mais significativas devem ocorrer somente no primeiro dia de 2020

Por Ronan Frias (DETRAN)
31/12/2019 10h31

Na praia de Algodoal, na passagem de terça para quarta-feira (1º), não há previsão de chuvaUm boletim especial sobre as condições do tempo no Pará foi elaborado e divulgado, nesta terça-feira (31), pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e indica que o réveillon no Estado será marcado pela instabilidade atmosférica, sendo mais intenso na porção Norte. A transição de 2019 para 2020 será de céu parcialmente nublado. As chuvas mais significativas devem ocorrer somente no primeiro dia do Ano Novo.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Diretoria de Meteorologia, Hidrologia e Mudanças Climáticas e o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental, da Semas, apontam os festejos com predominância de sol entre nuvens na terça-feira (31), com probabilidade de chuvas leves e chuviscos em áreas isoladas, entre o final da manhã até 21h. Durante a virada de ano, é esperado nebulosidade variando entre poucas nuvens a parcialmente nublado, sem ocorrência de chuva. Temperatura entre 31ºC e 24ºC.

Na quarta-feira (1º de janeiro), está previsto céu variando entre parcialmente nublado a nublado, durante o período matutino. Para o período vespertino, é aguardado tempo nublado a encoberto. A partir da tarde até o início da noite o boletim informa chuvas de intensidade moderada até fortes, que podem ser acompanhadas de trovoadas e rajadas de ventos. Temperatura do ar com máxima de 29ºC e mínima de 23ºC.

Nordeste – Para a região do Salgado paraense, no nordeste do Estado, onde estão alguns dos balneários mais procurados pelos viajantes de fim de ano, como Salinópolis (Atalaia), Bragança (Ajuruteua), Marapanim (Marudá) e Maracanã (Algodoal), o prognóstico meteorológico é de tempo predominantemente nublado ao longo desta terça-feira (31), com chuvas isoladas de intensidade fraca. Na passagem de terça para quarta-feira (1º), não há previsão de chuva. Os termômetros vão registrar temperaturas de 31ºC e até 26ºC, em Salinópolis.

No primeiro dia do Ano Novo, Salinas terá tempo parcialmente nublado a nublado, com chuvas fracas e isoladas no final da manhãNo primeiro dia de 2020, a previsão é de oscilação entre parcialmente nublado a nublado, com chuvas fracas e isoladas no final da manhã. No período da tarde, o boletim da Semas prenuncia chuvas de intensidade moderada a forte, com trovoadas e rajadas de ventos. A temperatura terá máxima de 30ºC e mínima de 25ºC, em Bragança.

Sudeste – A confraternização de fim de ano em Marabá, região sudeste do Pará, será de predominância de tempo nublado em boa parte do dia 31, com possibilidades de chuvas desde o período matutino até o início da noite. Para a noite de Ano Novo, é esperado tempo variando entre nublado a parcialmente nublado, com chuviscos em pontos isolados. Temperatura do ar com máxima de 30ºC e mínima de 23ºC.

Para quarta-feira (1º), a Semas antecipa que haverá manutenção de tempo nublado com eventos de chuvas de intensidade fraca ao longo do dia. A temperatura ficará entre a máxima de 31ºC e mínima de 24ºC.

Oeste – Na cidade de Santarém, “Pérola do Tapajós”, região Baixo Amazonas, o réveillon vai ser marcado pela presença de sol, com nebulosidade variando entre esparsa a parcialmente nublado, pela manhã. No decorrer do período vespertino até início da noite, a previsão indica predominância de tempo nublado, com probabilidade de chuvas de intensidade fraca. Durante a virada de ano, é esperado nebulosidade variável, mas sem ocorrência de chuva. Previsão de tempo similar é esperado para o primeiro dia de 2020. Temperaturas máximas de 29/30ºC e mínima de 24ºC.

Em Soure, no arquipélago do Marajó, temperaturas vão alternar de 31ºC até 25ºCMarajó – Quem for renovar as energias nas praias do arquipélago do Marajó terá o tempo similar ao da RMB. A terça-feira (31) será bastante nublada, com condições propícias de chuvas desde o período matutino até o início da noite. Na transição de 2019 para 2020, é aguardada nebulosidade variável, mas sem ocorrência de chuva significativa na ilha. As temperaturas vão alternar de 31ºC até 25ºC, em Soure.

No fim da manhã de quarta-feira (1°), o tempo parcialmente nublado a nublado terá probabilidade de chuva fraca. No decorrer do período da tarde até início da noite, é previsto momentos de céu encoberto, com chuvas em formas de pancadas, que podem ser acompanhadas de trovoadas. Temperaturas do ar com máxima de 29ºC e mínimas de 23ºC, em Soure.