Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran leva ações de Educação para Salinas

Operação 'Fim de Ano' foca em atividades lúdicas e na conscientização da população

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
30/12/2019 11h50

Desde o último dia 26, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) realiza atividades de educação e conscientização, buscando mais segurança no trânsito neste período de festas de fim de ano, especialmente no município de Salinópolis, um dos locais mais procurados pela população para passar o réveillon.

Na orla da praia do Maçarico, por exemplo, um grupo de educadores do órgão trabalhou de forma lúdica aspectos relacionados ao trânsito, em atividade voltadas para crianças de 2 a 10 anos. O trabalho dos agentes recebeu elogios dos pais que estavam na orla. Foi o caso do autônomo Gilmar Leão, pai da pequena Charlotte, de 4 anos. Acompanhado também da esposa Ana, ele disse que “esse tipo de trabalho precisa ser intensificado” e que “a orientação dada às crianças agora pode garantir um trânsito melhor no futuro”.

Cerca de 100 crianças foram atendidas desde o início dos trabalhos. "É muito gratificante vermos a aceitação por parte das crianças e o agradecimento dos pais por esse momento que passamos com eles", avalia a agente Bárbara Castro.

Além disso, os agentes de Educação do Detran também percorreram a orla e as praias com o projeto "Transitando nos Bares". Eles distribuíram panfletos explicando as penalidades para quem insiste em combinar álcool e direção e fizeram testes de dosagem alcoólica em vários condutores, usando o etilômetro. O contabilista Ricardo Melo foi um dos voluntários e registrou índices acima do permitido. Ele garantiu que a esposa seria a motorista do retorno para casa e agradeceu as orientações da equipe do Detran.

O mesmo exame foi feito no administrador de empresas, Alex Oliveira, que apresentou zero por cento de dosagem alcoólica. "É muito bom para nos conscientizar e familiarizar com o aparelho", avaliou.

BLITZ EDUCATIVA

As ações foram intensificadas durante o final de semana com a realização de blitz educativas na barreira da PA-124, que dá acesso à Salinas. Nessas blitz, é feita a abordagem dos condutores com orientações sobre a condução segura dos passageiros, como uso do cinto de segurança e a cadeirinha para as crianças, além da prevenção sobre o excesso de velocidade e dos riscos da alcoolemia. A ação ocorreu em parceria com o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) e seguirá até o fim da operação.

Apesar do contratempo, os motoristas demonstram compreender a necessidade do trabalho dos agentes. Foi o caso do professor Helielder Geraldo de Brito, que passou na barreira com a mulher e dois filhos pouco depois de iniciados os trabalhos. "É importante para termos conhecimento e para alertar aqueles que estão descuidados com algum detalhe", disse.

Com a aproximação do réveillon, centenas de veículos chegam a Salinas a cada hora e o Detran intensifica as medidas de educação e fiscalização. "Nosso dever é garantir um fim de ano seguro a todos, não só aqui em Salinas, mas em todo o Estado do Pará", esforça o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Colaboração: Lacênio Barbosa