Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará intensifica ações de combate à mosca da carambola no Marajó

Por Monique Hadad (UEPA)
27/12/2019 11h43

Combater a mosca da carambola (Bactrocera carambolae) no território paraense é uma das frentes de trabalho da Adepará, que tem intensificado medidas para garantir a segurança das atividades agropecuárias. Servidores da instituição vêm desenvolvendo, em Breves e Melgaço, no Marajó, ações de combate à praga, para que os municípios alcancem o status de área erradicada.

O engenheiro agrônomo da Agência e gerente do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas, Adalberto Gomes Tavares, relata que, no arquipélago do Marajó, quatro municípios já tiveram a presença da mosca detectada. “Houve o monitoramento e detectou-se a praga, mas, logo em seguida, houve a erradicação. Isso prova o quanto a Adepará é competente no que diz respeito ao controle e erradicação da mosca da carambola”, afirma.

A praga é identificada como quarentenária e seus hospedeiros preferenciais são as frutas carambola, manga, maçaranduba, laranja, goiaba e jambo vermelho. A presença da mosca pode causar graves prejuízos à cadeia produtiva da fruticultura do Pará e do Brasil.

Segundo Adalberto Tavares, diversas ações são realizadas para alcançar o êxito nos trabalhos, destacando-se: monitoramento das armadilhas, pulverização de iscas tóxicas e coleta dos frutos que possam estar contaminados. “Essa última medida é de suma importância, porque quebramos o ciclo da praga, que é completado quando a fruta cai no chão. Do chão, a larva passa para o solo e ali se empupa e, depois de alguns dias, já sai uma mosca pronta para reiniciar o ciclo, por isso a importância dessa parte da coleta de frutos”, ressalta.

Atenta à importância de combater a praga no território paraense, em agosto deste ano, a Adepará criou a gerência do Programa de Erradicação da Mosca das Frutas, que reestruturou o setor, com contratações de novos funcionários e avanços nas ações realizadas. As atividades são desenvolvidas por agrônomos, técnicos agrícolas e auxiliares de campo vinculados à Agência, que recebem a devida capacitação para atuar em todos os municípios do Estado.