Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO

Governo assina convênios que levarão água e asfalto para São Miguel do Guamá

Os investimentos de abastecimento de água trarão mais qualidade de vida, dignidade e mais força para a economia na região. O total investido soma mais de 4 milhões de reais.

Por Aline Saavedra (SECOM)
26/12/2019 14h16

Participaram da assinatura do convênio deputados federais e estaduais, autoridades do Estado, representantes do poder legislativo da cidade, e membros de diversas comunidades locais.

Mais investimentos, mais infraestrutura, mais benefícios para a população. Tudo isso será ofertado para os moradores da cidade de São Miguel do Guamá, localizado no nordeste paraense, por meio de dois convênios assinados na manhã desta quinta-feira, 26, entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal que irão possibilitar a instalação de três  Sistemas de Abastecimento de Água, nas vilas França, Padre Ângelo e Nova Conquista, além da pavimentação e recapeamento de dezoito vias urbanas, nos bairros Umarizal, Maurício Ataíde, Jaderlândia, Vila França e Vila Sorriso. Os investimentos chegam a 14 milhões de reais, aproximadamente. 

"É necessário dar acesso a água de qualidade para as pessoas que mais precisam. Levando água para a área urbana e complementando as ações que já tínhamos feito em parceria com o Ministério da Integração Nacional que trouxe água para as comunidades rurais. Água sempre foi uma reivindicação de muito tempo e nós estamos aqui para corrigir isso", garantiu o governador do Pará, Helder Barbalho, lembrando das ações destinadas ao município por meio do Programa Água para Todos, que totalizou um investimento de 7 milhões e meio de reais para a instalação de 11 sistemas de abastecimentos de água, em comunidades rurais da cidade. Parte já tá pronta, outra ainda necessita da conclusão dos procedimentos para que o repasse aconteça.

As obras de pavimentação e recapeamento, que inclui ainda a construção de calçadas, meio fio e sistema de drenagens totalizaram quase 7 quilômetros e um valor estimado em 9 milhões de reais, significando para a população mais saúde, melhores meios para escoar a produção e a elevação do bem estar das comunidades. "Não é apenas trazer o asfalto em si. É importante para a urbanização, para a melhoria desses bairros, tirando o povo da lama, da poeira, fazendo com que a autoestima se eleve,  aumente o valor dos imóveis, portanto deixar a cidade de São Miguel cada vez mais bonita e bem cuidada para a nossa gente, assim como também retribuir a importância da cidade que representa o maior pólo cerâmico no Pará, e importantíssima no agronegócio", ressaltou o governador.

"É necessário dar acesso a água de qualidade para as pessoas que mais precisam", declarou o Governador Helder Barbalho.

Para o prefeito Municipal, Antônio Leocádio, a assinatura dos convênios ratifica o compromisso da gestão estadual com os moradores da cidade. " Quero agradecer o governador por estar no município, com dedicação, compromisso. Já  é perceptível o seu compromisso por São Miguel do Guamá, pelo povo que muito já sofreu com a falta de água, com ruas cheias de buraco e lama e que hoje já vivem uma melhoria que só tem a crescer", afirmou. Após a assinatura, a Prefeitura Municipal realizará uma licitação para posteriormente dar início as obras.