Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Duas mil pessoas participam do 4º 'Natal da Criançada' no bairro do Icuí

Por Gabriel Marques (SECULT)
22/12/2019 23h22

Uma manhã repleta de atividades lúdicas, esportes e muita música tornou o Natal no bairro do Icuí-Guajará mais especial na manhã deste domingo (22). Em sua 4º edição, o projeto Natal da Criançada recebeu cerca de 2.000 pessoas para participar de uma vasta programação e celebrar a paz e a solidariedade. A iniciativa é uma realização do Instituto Sementes do Amanhã com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e integra as ações do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Durante o dia, o Instituto Sementes do Amanhã abriu suas portas para a comunidade local. Com o tema “Felicidade é ser criança”, o objetivo foi promover um dia inteiro de programações culturais e atividades como piscina, futebol e dança. A ação ainda distribuiu mais de 1.000 brinquedos e garantiu o lanche das crianças e responsáveis.

De acordo com Fabrício Souza, presidente do Instituto Sementes do Amanhã e representante da Rede Local do TerPaz no bairro, o evento é uma maneira de proporcionar cidadania e oportunidades às crianças. “Hoje é um dia de promover cidadania, ludicidade e momentos inesquecíveis para as crianças do bairro, não só no sentido de brincar, mas no conviver e compartilhar”. Ele ainda ressalta que “o maior resultado que se tem hoje é a felicidade dessas pessoas e o fazer valer desse Natal através da alegria, da festa e da partilha”.

Segundo Adriano Barroso, coordenador do TerPaz pela Secult, a inciativa proporcionou um momento a mais de lazer, além de um dia positivo e marcante para as famílias do bairro. “O programa TerPaz é justamente isso, essa rede que se une com as comunidades e, em conjunto, proporciona esses momentos. Nossa missão é nos fazermos presentes e trabalharmos para que o acesso a dispositivos de lazer, cultura e cidadania possam chegar a todos”, destaca.

Para a moradora do bairro do Icuí-Guajará, Diele Renata, o Natal da Criançada é uma ação fundamental para o lazer das crianças do bairro. “É uma ótima iniciativa porque existem muitas pessoas no bairro que não têm condições de comprar um brinquedo de Natal para os seus filhos. As crianças precisam brincar e se divertir, e esse momento cria uma sensação de felicidade imensa!”, diz.

O 4º Natal da Criançada é promovido pelo Instituto Sementes do Amanhã há quatro anos. Este ano, integra as ações de fim de ano do Governo do Pará, TerPaz e faz parte do calendário do Preamar das festas, realizado pela Secult.