Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Para garantir total segurança, obra na Ponte Rio Moju será concluída em janeiro

Governador Helder Barbalho esteve no local neste domingo inspecionando as obras, que mobilizam cerca de 500 operários e 12 balsas

Por Carol Menezes (SECOM)
22/12/2019 13h27

O governador Helder Barbalho inspecionou as obras de reconstrução da Ponte Rio MojuAs condições climáticas – início do período chuvoso - e a complexidade da obra, levaram a empresa A. Gaspar, responsável pela reconstrução da Ponte Rio Moju, uma das quatro que integram a Alça Viária, a mudar a data de conclusão dos trabalhos para a segunda quinzena de janeiro de 2020. A informação foi confirmada pelo governador Helder Barbalho neste domingo (22), durante visita técnica ao local.

A visita técnica foi orientada por projetistas e engenheiros da empresa responsável pela obraAcompanhado do vice-governador Lúcio Vale, e dos secretários de Estado de Transportes, Pádua Andrade, e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Iran Lima, Helder Barbalho teve uma visão geral da obra a partir do mastro central, a uma altura de 73 m - a estrutura tem o total de 92 m. Dali, o governador conferiu o avanço das obras. A visita foi inteiramente orientada por projetistas e engenheiros da empresa.

"Da última vez que estive aqui, em 29 de novembro, a construtora havia assumido um compromisso de entregar no dia 23 de dezembro. No entanto, houve necessidade de ajustes de cronograma, e nós estamos acompanhando de perto, garantindo toda a segurança técnica e a responsabilidade necessária, para que tenhamos a obra pronta o mais rápido possível", explicou Helder Barbalho.Helder Barbalho (c), o vice-governador Lúcio Vale, secretários de Estado e trabalhadores da obra

Ritmo intenso - Com cerca de 500 funcionários em atividade, além de 12 balsas, guindastes e laboratórios de concreto e asfalto, o objetivo é manter o ritmo de trabalho nas próximas semanas. "A previsão dada pela empresa, sem que sejam suprimidas etapas, é a segunda quinzena de janeiro, já com sinalização e pavimentação prontas para liberação do tráfego de veículos", anunciou o governador.

O secretário Pádua Andrade detalhou que, por se tratar de uma obra de risco 3, mas sem nenhum acidente de trabalho registrado desde seu início, é ainda maior a responsabilidade na reta final. "Analisamos graus de dificuldade e a questão das condições climáticas, já que as chuvas fortes que têm caído custam até metade de um dia de serviço", explicou o titular da Setran.

"Precisamos preservar a travessia das balsas, dos ribeirinhos, retirar o que ainda há de entulho, instalar as proteções que evitarão novos sinistros como esse, com uma equipe da Marinha fazendo toda a supervisão e liberação das atividades", acrescentou o secretário.

Junto com a reconstrução da ponte, o governo do Estado garante a travessia em balsasO contrato firmado entre a A. Gaspar e o Governo do Estado só termina em 31 de janeiro, e por esse motivo Pádua Andrade disse estar confiante na entrega dentro do prazo estabelecido. "Continuaremos vistoriando. Nosso foco é a entrega de um produto de qualidade, de segurança. Vamos passar de um canal de navegação de 68 m pra dois de 134 m, para garantir mais conforto e segurança", reforçou.

Acidente - No dia 6 de abril de 2019 uma balsa trafegando ilegalmente, transportando restos de dendê, se chocou com um dos pilares da ponte, próximo à entrada do município de Acará, que fica a cerca de 60 km de Belém. A maior parte da estrutura da ponte desabou, mas não houve vítimas.

A empresa Biopalma, dona da carga, assumiu a responsabilidade pelo sinistro e pagou mais de R$ 128 milhões ao Estado pelo prejuízo, após ser acionada pela Procuradoria-Geral do Estado.

O ritmo dos trabalhos foi garantido pela empresa, para a entrega da ponte em janeiro