Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

ParáPaz promove ação de cidadania e saúde à população de Goianésia do Pará

No aniversário de emancipação do município, o Estado ofereceu acesso à emissão de documentos, consultas médicas e serviços de estética

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
22/12/2019 12h29

Serviços odontológicos integram as ações oferecidas gratuitamente à populaçãoO município de Goianésia do Pará, na região sudeste, a 300 km de Belém, recebeu o Programa Ação Cidadania, com atividades realizadas na Escola Professora Anunciada Chaves, que em março deste ano foi reformada pelo governo do Estado e recebeu mais de 400 carteiras e cadeiras novas e quase 500 kits de merenda escolar.Design de sobrancelhas integrou os serviços de estética

A ação, realizada no sábado (21), integrou a programação do 28º aniversário de emancipação do município. Segundo o prefeito Ribamar Lima, foi um presente para a população. “Agradeço ao governador Helder Barbalho e à presidente da ParáPaz (Ray Tavares) por terem presenteado toda a população com políticas públicas, em uma data tão importante. Essa foi a primeira ação do governo em três anos da minha gestão, mas tenho certeza que foi a primeira de muitas”, afirmou o gestor.

A emissão de documentos continua sendo o serviço mais procuradoOportunidade - A emissão de documentos é um dos principais serviços oferecidos no evento. Logo cedo, muitas pessoas já aguardavam a distribuição de senhas, antes da abertura dos portões. Valdeir de Oliveira, 54 anos, garantiu a troca da carteira de identidade, que de tão antiga já gerava constrangimento. “Minha primeira identidade tirei há mais de 30 anos, e na época eu não sabia escrever meu nome. Mas graças a Deus hoje tive oportunidade pra atualizar minha assinatura”, disse Valdeir, que trabalha como auxiliar de limpeza. “Agora eu já sei escrever meu nome e sobrenome, e esperei muitos anos por esse momento”, contou ele, orgulhoso por assinar o novo documento de identidade, que antes continha a condição de analfabeto. “Mais uma vitória alcançada!”, afirmou.Dezenas de pessoas procuraram pelos serviços logo cedo

Josimara Silva, 38 anos, precisava atualizar a certidão de nascimento, pois a sua havia molhado. Um serviço que, em cartório, custaria R$ 150,00. “A gente fica esperando sobrar um dinheirinho porque sabe que é importante ter o documento atualizado. Mas tenho filho pequeno, e o dinheiro nunca sobra. Agora, eu consegui ser atendida sem precisar pagar nada e sem esperar muito”, ressaltou a dona de casa, que por morar na zona rural de Goianésia percorreu mais de 30 km para chegar à sede municipal.

Consultas em clínica geral, pediatria e odontologia também foram oferecidas gratuitamente na ação, que começou às 8 h. “Acabei de fazer limpeza nos dentes. A sensação é que eles estão brilhando de tão limpos”, disse Amária da Silva, 18 anos, após realizar o procedimento pela primeira vez. “Geralmente, eu vou só pra arrancar o dente; mas hoje foi diferente”, acrescentou Amária, que ainda levou a filha, sobrinho e marido para serem consultados.

Família atendida na Ação Cidadania em Goianésia do ParáMais de mil pessoas foram atendidas nos vários serviços ofertados, entre os quais orientação jurídica e empresarial, aplicação de vacinas, verificação de pressão arterial e palestras educativas sobre saúde bucal, além de emissão de carteira de identidade, 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, e serviços de estética - corte de cabelo, manicure e design de sobrancelha.

Compromisso - Quase 50 mil pessoas já foram beneficiadas pela Ação Cidadania. A Fundação ParáPaz e outros órgãos do Estado realizaram, até agora, 26 ações itinerantes, sendo 16 em municípios do interior. “Onde tiver um paraense, vamos estar lá. Esse é o nosso objetivo. Atender todo o Pará”, afirmou Nilson Lima, diretor de Ações Estratégicas da Fundação.

No próximo domingo (29) ocorrerá a última ação do ano, no município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém.

Vacinação foi outro serviço oferecido, assim como consultas e verificação da pressão arterial