Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governador entrega obras de saneamento e abastecimento em Castanhal

Mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas com água de qualidade em quatro agrovilas do município

Por Jackie Carrera (SECOM)
20/12/2019 11h47

Duas Estações de Tratamento de Água (ETA) foram inauguradas pelo governador do Estado, na manhã desta sexta-feira (20), na zona rural de Castanhal, uma na agrovila Nazaré e a outra na agrovila Castelo Branco. As duas estações atenderão também moradores de outras duas agrovilas: Macapazinho e Boa Vista. Ao todo, 5 mil pessoas serão beneficiadas com água tratada e de qualidade. As obras, financiadas com recursos do governo federal, custaram R$7 milhões, uma articulação do governador ainda à época que foi ministro da Integração Nacional. 

Helder Barbalho visitou as instalações e foi recebido com carinho pela comunidade. Na agrovila Nazaré, o menino Artur Silva, de 8 anos, fez questão de representar a colônia 3 de Outubro e agradeceu o governador pelo serviço de abastecimento.

"Sem ele a gente não ia conseguir realizar esse sonho que é de todos nós. Agora que a gente tem uma água de qualidade, não vamos mais adoecer e o nosso alimento vai melhorar muito" . Artur Silva, 8 anos,  morador de Castanhal.

Artur Silva, de 8 anos, comemorou a chegada a água tratada na Agrovila Nazaré"Depois de ouvir essa criança eu nem sei o que dizer, porque a sinceridade nas palavras ditas por ele, seguramente, retrata o sentimento de todos nós: a felicidade em ofertar água de qualidade para as pessoas que moram aqui, contribuindo para a melhora da saúde e, claro, da agricultura daqui que é fundamental", disse Helder Barbalho.

Água de qualidade - O investimento para a instalação da nova rede de distribuição e tratamento de água faz parte do programa “Água Para Todos”. Foram construídas novas caixas d’água com capacidade para armazenar 150 mil litros, além de bombas submersas e a instalação de um moderno sistema de tratamento (aeração, filtração e desinfecção). O projeto é dimensionado para atender uma demanda de crescimento populacional até 2039, quando as quatro agrovilas já terão duplicado o atual número de habitantes.

Agrovila Castelo Branco com a Estação de Tratamento de ÁguaSeu Raimundo Cruz, de 69 anos, e Renan Freitas, de 23 anos, moradores da agrovila de Castelo Branco, representam gerações de famílias que cresceram no local sem água adequada para consumo.

"Há muito tempo que essa água daqui é assim. A gente morava perto de igarapé e cavava poço. Agora que a gente toma banho da água da torneira, mas não serve pra beber, tem gosto ruim" disse seu Raimundo, se referindo a uma pequena rede de abastecimento do município que não oferece tratamento, por isso a água tem alto teor de ferro.

Com a inauguração do novo sistema, a rotina vai mudar. "Vai ficar melhor agora. Não vai precisar ir buscar água lá embaixo na cacimba", conclui Renan Freitas, que não tem poço e carrega água de um leito há mais de 100 metros de casa.

Segundo o prefeito do município, Pedro Coelho Filho, serão beneficiadas mais de 5 mil pessoas que trabalham na agricultura familiar."Agora essa população tem água boa que pode beber direto da torneira, graças a esse recurso conseguido pelo governador quando ainda era ministro. Esse alto investimento é inédito aqui na região", finalizou o prefeito.