Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENCERRAMENTO

TerPaz leva alunos da rede pública estadual ao XVIII Festival de Ópera

Por Gabriel Marques (SECULT)
17/12/2019 23h23

Público prestigiou a ópera “Amahl e os Visitantes da Noite”Cerca de 400 alunos de escolas da rede estadual de ensino participaram, na tarde desta terça-feira (17), do encerramento do XVIII Festival de Ópera do Theatro da Paz, assistindo à ópera “Amahl e os Visitantes da Noite”. A promoção é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), dentro das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz).

O evento reuniu estudantes, professores e diretores das escolas São Pio X (localizada no bairro do Jurunas); Cônego Batista Campos e Nagib Coelho Matni (na Cabanagem) e Barão de Igarapé Miri (no Guamá), além de membros da Associação de Moradores do Bairro do Benguí.

Estudantes animados na plateiaSegundo Adriano Barroso, coordenador do TerPaz pela Secult, a iniciativa promovida ao longo de 2019 resultou em um contato mais próximo com a cultura local. “As respostas que tivemos durante o ano inteiro vieram de pessoas que diziam que nunca haviam entrado no Theatro da Paz. Dar possibilidade a essas crianças e jovens de entrar no ‘Da Paz’ é um trabalho importantíssimo, de felicidade, e ainda há muito mais a ser feito”, ressaltou.

Emoção – Estar no Theatro da Paz e poder assistir a um espetáculo operístico pela primeira emocionou a estudante Vanessa de Souza, da Escola Nagib Coelho Matni. “Eu me senti muito tocada pela história e estou emocionada de estar aqui. A ópera é o que eu sonho para mim! Poder participar de espetáculos, me expressar através do canto e participar de histórias lindas, é o que mais quero”, assegurou.

Para Regiane Barbosa, professora da Escola Estadual São Pio X, a iniciativa do TerPaz de proporcionar acesso à cultura é fundamental. “São alunos que não têm acesso a esse tipo de programação. Quando se promove uma ação como essa, eles ficam encantados. Desperta neles outra visão, diferente da realidade que muitos vivenciam diariamente em seus bairros”, ressaltou a professora.

Segundo a mezzo-soprano portuguesa Ana Ester Neves, que interpreta no espetáculo a mãe de Amahl, a récita para as crianças é especial tanto para quem está no palco, quanto para a plateia. “Foi extraordinário ver a reação do público! É um sentimento que ajuda a por em perspectiva a nossa profissão, porque não é algo apenas para o grande público conhecedor. Nós temos também que atuar para as crianças, para que elas possam estar abertas a todas as atividades culturais. Só assim formamos futuros músicos e futuro público”, destacou a cantora lírica.

Em “Amahl e os Visitantes da Noite”, o milagre do Natal ocorre quando o menino Amahl, que precisa de uma muleta para andar, recebe a cura em um dos primeiros milagres após o nascimento do menino Jesus. Tudo acontece enquanto os três reis magos se hospedam na casa humilde do garoto e sua mãe.