Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARINHO

Natal Solidário é destaque em programação socioeducativa a idosos

Um toque de carinho e solidariedade tomou conta da programação dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa).

Por Alberto Passos (FASEPA)
17/12/2019 18h01

Com mobilização ampla e participativa, a programação é fruto da parceria entre os profissionais que atuam no Centro Socioeducativo Feminino (Csef), que é administrado pela Fasepa, em parceria com os professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as adolescentes que estão em uma condição circunstancial de privação de liberdade.

Um ato de carinho e solidariedade marcou a visita de adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), ao Abrigo São Vicente de Paulo, nesta terça-feira (17), em Belém. Denominado de Natal Solidário, a programação consiste em proporcionar momentos de reflexão e interação junto aos idosos com contação de histórias, músicas, leitura de cartas, além de doação de cestas básicas e kits de higiene e limpeza.

Além do desejo em ajudar o próximo, levando um sorriso, palavras fraternas de amor e esperança, a agenda possibilitou que as adolescentes repensassem suas escolhas e seus projetos de vida a partir de algumas experiências compartilhadas por aquelas senhoras.  “Eu achei maravilhoso. Um momento de muito aprendizado ver que essas pessoas chagaram nessa idade com muita luta e que tem muito a nos ensinar e precisamos zelar por eles”.

Ainda segundo ela, “é ótimo estar aqui para fazer caridade porque muitos deles não têm familiares próximos e nós podemos ser essa família, ainda que não seja de sangue, mas é de coração.”, observou emocionada uma adolescente de 16 anos”.

Uma espécie de concurso interno entre as moças elegeu a melhor frase e desenho natalino que estamparia o convite e a arte das camisas confeccionadas especialmente para a ocasião. Com isso, segundo os organizadores, as meninas aprenderam sobre cidadania e exercitaram o protagonismo.

“A ideia é que essas ações sejam realizadas sistematicamente na casa de repouso e em outros locais que estejam precisando de atenção e calor humano em prol da sociedade”, disse a professora, Socorro Vale, uma das idealizadoras do encontro.

Para a administradora do abrigo, Flávia Reis, a oportunidade de conversar e saber sobre as experiências de outras pessoas mais experientes desperta o olhar sobre a reflexão do bem e mal e suas consequências em suas vidas. “Foi uma excelente iniciativa. A maioria dos idosos que se encontram aqui tem uma depressão e se sente excluídos. Quando os visitantes aparecem, é uma maneira de conversar e produzir novas amizades e trocas de experiências despertando a felicidade e receber um novo amigo”, ressaltou Flávia.