Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
IPIXUNA DO PARÁ

Força-tarefa combate desmatamento ilegal no nordeste paraense

Operação apreendeu tratores e destruiu acampamentos clandestinos próximo à rodovia PA-256

Por Ronan Frias (DETRAN)
17/12/2019 11h02

Área está localizada na zona rural, em uma propriedade privadaTratores foram apreendidos e acampamentos clandestinos foram destruídos durante uma força-tarefa de combate ao desmatamento ilegal realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar e Delegacia de Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil. A operação começou na semana passada e ainda está em andamento na zona rural do município de Ipixuna do Pará, no nordeste do Estado.

Operação foi coordenada pela Semas, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da PM, e Dema da Polícia CivilO maquinário apreendido estava escondido com folhas e galhos dentro de uma área de difícil acesso da reserva florestal de uma propriedade privada, localizada nas adjacências da PA-256, entre os municípios de Paragominas e Tomé-Açu, de onde madeira era retirada ilegalmente.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro O'de Almeida, "a fiscalização ambiental vem sendo intensificada no Pará. Trabalhamos para trazer à luz da legalidade os que têm interesse, mas cumprimos a lei com rigor para garantir a preservação da floresta em pé".

Os trabalhos fazem parte da operação "Caaporã III" que em Tupi significa "Homem do Mato". Esta é a terceira etapa da fiscalização que, até agora, já percorreu cerca de 300 km. Nas etapas realizadas anteriormente na mesma região, outros dois tratores foram apreendidos.

Apreensão do maquinário pelas equipes vai dificultar exploração de madeira na área"Recebemos a denúncia de que pessoas estavam invadindo a área privada para explorar a madeira que não deveria ser retirada. Então fomos aos locais e encontramos o maquinário. Sem os tratores, os madeireiros não vão ter como agir como antes, além do grande prejuízo", afirma o fiscal da Semas, Ivan Moreira Jr.

“Operações como a Caaporã fazem parte da proposta da Semas de intensificar o combate ao desmatamento e a exploração ilegal de madeira de forma contínua. Essa estratégia é importante para inibir a ação continuada de infratores que julgam haver omissão do Estado”, comenta a diretora de Fiscalização da Semas, Andréa Coelho.