Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Governo lança edital para escolha de projeto arquitetônico do Parque da Cidade

Com o desafio de ser o "maior projeto paisagístico-urbano dos últimos 100 anos", o Parque vai ocupar a área do antigo aeroclube de Belém

Por Carol Menezes (SECOM)
13/12/2019 21h37

Para ressignificar a área do Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro do Souza, em Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta sexta-feira (13) o edital Prêmio Conceito do Parque da Cidade, para escolher o projeto arquitetônico que transformará o espaço, ainda hoje aeroportuário, em um complexo de lazer. O aeroporto será remanejado.

O governador Helder Barbalho no ato de lançamento do editalO governador Helder Barbalho apresentou a iniciativa como o maior projeto paisagístico-urbano dos últimos 100 anos. "Nós não temos o direito de pensar pequeno. Estamos diante de mais uma oportunidade de criar um novo cartão de visitas, um portal de entrada para quem quer aqui estar", ressaltou. Em seguida, o governador anunciou que, a partir da criação do projeto executivo, vai sugerir que a Câmara Municipal de Belém crie uma comissão específica de acompanhamento das obras.

Solenidade de lançamento do edital Prêmio Conceito do Parque da CidadeO espaço de 93 hectares equivale a 20 campos de futebol, e faz divisa também com os bairros do Marco, Pedreira, Sacramenta e Marambaia. Por se tratar de uma área pouco verticalizada, possui uma ventilação diferenciada, um dos pontos considerados na escolha do local.

"É um presente para nossa cidade, um projeto sonhado e desejado por todos nós em tanto tempo, também por conta de nossa enorme carência por áreas de lazer na cidade. A missão que o governo do Estado nos dá é também um presente, e um grande desafio, de fazer da cultura um instrumento de desenvolvimento socioeconômico", explicou a titular da Secult, Ursula Vidal.

'Marco fundamental' - O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará, Nelson Chaves, é o autor da ideia que inspirou a iniciativa do Executivo estadual. Há 30 anos ele criou um projeto, inteiramente cedido ao governo, para nortear a proposição. "Será um marco fundamental", reconheceu, referindo-se ao ato do governo do Estado.

Helder Barbalho e os deputados estaduais Renilce Nicodemos e Igor Normando com o projeto de leiNa solenidade de lançamento, o governador Helder Barbalho entregou aos deputados estaduais Igor Normando e Renilce Nicodemos um projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), que prevê a redução do recolhimento de 20% para 5% de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para pessoas jurídicas que apoiem projetos culturais.

Confira aqui o edital do concurso da Secult.

Confira abaixo o novo cronograma:

Início da consulta pública - veiculação da campanha de marketing - 12/01/2020 (Consulta aberta pelo site disponibilizado neste dia com parte dos equipamentos elencados na plataforma de escolha a serem executados nos projetos. Serão divididos em seções: cultura, lazer, esportes etc)

Finalização da consulta pública - 31/01/2020

Publicação e divulgação do edital do concurso (prazo de abertura 45 dias) - 05/02/2020

Início do período de inscrições, consultas e esclarecimentos - 12/03/2020

Visita facultativa ao local - 13 a 15/03/2020

Encerramento do prazo de abertura das inscrições - 21/03/2020

Resultado preliminar das inscrições 26/03/2020

Recursos do resultado preliminar das inscrições - 27/03/2020 a 02/04/2020

Resultado final e Homologação das inscrições - 03/04/2020

Limite para entrega dos trabalhos - 30/04/2020

Resultado preliminar dos trabalhos - 12/05/2020

Abertura da exposição dos três projetos a serem submetidos para votação popular - 24/05/2020

Período de votação popular - 25 a 30/05/2020

Apuração da votação popular 31/05/2020

Ouça a matéria completa: