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'Projeto Cidadania' emite mais de 2.300 documentos no sul e sudeste do Pará

Por Claudiane Santiago (SEJU)
13/12/2019 19h25

A caravana que percorreu as regiões sul e sudeste do Pará, beneficiando milhares de pessoas, dentro do “Projeto Cidadania”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), foi encerrada na sexta-feira (13) com a emissão de mais de 2.300 documentos, entre carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento e segunda via de certidão de casamento. A ação começou na terça-feira (3) nos municípios de Ourilândia do Norte, Xinguara, Eldorado do Carajás, Itupiranga, Marabá, Nova Ipixuna, Jacundá e Tailândia.A ação da Sejudh atendeu a uma grande demanda em oito municípios

“Fazer este tipo de ação é muito importante, pois a população clama para que seus problemas com documentação sejam resolvidos e, muitas vezes, nos locais em que vivem não há este tipo de serviço. Então, é uma oportunidade de se regularizar e ter acesso a coisas básicas e necessárias para as pessoas”, disse José Vasconcelos, servidor da Sejudh.

Moradora de Nova Ipixuna, Valdiane Medina sabe o quanto é difícil viver em uma área sem esse serviço, por isso ressalta a importância desses projetos. “É muito importante essa ação na cidade, pois aqui não tira carteira de trabalho, por exemplo. Nós temos que ir até Marabá para resolver a nossa situação, só que não temos como arcar com este gasto. Com isso, ficamos sem documentos e perdemos muitas oportunidades de acesso às coisas. Mas, agora com a carteira em mãos, estou aliviada”, afirmou.

Moradores de vilarejos distantes foram atendidos pelo Projeto CidadaniaPara o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, Mayky Franco, a meta é atender a todos, inclusive aqueles que vivem em vilarejos e distritos mais distantes. “O nosso objetivo é atender, sempre, os municípios que mais precisam do nosso apoio. Nós costumamos fazer mapeamentos para verificar essas localidades. Desta vez, constatamos que o sul do Pará precisava da gente e seguimos até lá, passando por vilarejos e distritos dos municípios, onde a acessibilidade é bem complicada para a população sair de lá e resolver as coisas”, reiterou o diretor.

Serviço: Quem precisar de orientação ou da emissão gratuita de documento basta ir a um dos polos e fazer o agendamento, às sextas-feiras, pela manhã. A Sejudh fica na Rua 28 de Setembro, 334, bairro da Campina, em Belém. Telefone: (91) 4009-2700. Núcleo Regional de Santarém: Travessa Professora Agripina de Matos, 798, bairro Liberdade.
Telefone: (93) 99152-6531. Núcleo Regional de Paragominas: Rua Amazonas, 100, bairro Célio Miranda.