Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA PARAENSE

Imprensa Oficial prorroga inscrições do Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019

Saiba como acessar o regulamento.

Por Julie Rocha (IOE)
12/12/2019 16h31

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso de incentivo à literatura paraense “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019”, promovido pela editora pública da Imprensa Oficial do Estado. Agora, escritores de todas as regiões de integração do Pará terão a chance de inscreverem suas obras até o dia 12 de janeiro de 2020. A prorrogação do prazo de inscrições, que também altera parte do cronograma do edital, foi publicada nesta quinta-feira (12), no Diário Oficial do Estado.

O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” foi apresentado na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em agosto deste ano, como a primeira linha de publicações que a Imprensa Oficial do Estado vai trabalhar, a partir do assinatura de um decreto pelo governador Helder Barbalho dando autonomia à Ioepa na publicação de obras literárias.

Segundo o presidente da Imprensa Oficial, Jorge Panzera, a prorrogação do edital vai garantir que mais escritores tenham tempo de produzir ou terminar suas obras e concorrer às publicações. “Vale lembrar que é o primeiro edital público que nós estamos lançando e tem uma importância muito grande de valorização de novos trabalhos literários, incentivando a produção da literatura em todas as regiões do estado do Pará”, informou Panzera.

A novidade do edital é que serão 13 obras contempladas de cada região de integração do estado (Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu). Das 13 obras que serão impressas na gráfica da Ioepa, doze deverão ser em prosa e uma reunirá pelo menos 10 poesias de cada região do Pará.

As obras inscritas passarão por uma comissão composta por doze membros que avaliarão a qualidade técnico-literária, criatividade, originalidade, conteúdo expressivo e simbólico. As obras devem ser lançadas na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, em 2020.

Serviço: Para saber mais sobre o prêmio, basta acessar o regulamento:  http://www.ioepa.com.br/portal/premio/edital.pdf e fazer as inscrições online: http://www.ioepa.com.br/Premio2019/