Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Seduc promove evento sobre educação de pessoas com deficiência visual

Ciclo de palestras começa nesta quinta (12), Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR)

Por Igor Oliveira (SEJU)
12/12/2019 12h30

Promover a inclusão social e compartilhar experiências e conhecimento sobre políticas de educação inclusiva, com foco nas pessoas com deficiência visual. Esse é o objetivo do III Ciclo de Palestras da Unidade Educacional Especializada (UEE) Álvares de Azevedo, que começa nesta quinta-feira (12), no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém.

O evento tem como temática “Onze Anos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Avanços e Possibilidades na Educação das Pessoas com Deficiência Visual” e promove debates, mesas redondas, relatos de experiências com diversos profissionais das áreas de educação, saúde, emprego e assistência social. 

A UEE Álvares de Azevedo é referência regional na educação inclusiva de pessoas cegas ou com baixa visão. Atende 382 alunos com deficiência visual, trabalhando com currículo escolar adaptado aos estudantes. Para se matricular na instituição, o aluno precisa antes estar registrado em uma escola regular estadual. 

A diretora da unidade e coordenadora do evento, Lindalva Carvalho, observa que as palestras foram planejadas com o objetivo de reforçar a importância da educação inclusiva de pessoas com deficiência visual, além de celebrar seus avanços.

Lindalva Carvalho

“Para realizar a terceira edição do evento, escolhemos a semana do Dia Nacional do Cego (13 de dezembro), porque nós atendemos esse público. E, considerando um ponto de vista mais amplo, também debatemos as possibilidades da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada em 2008”, explica Lindalva.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como finalidade garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência a partir da realização de objetivos, como o atendimento educacional especializado, o incentivo à participação da família e da comunidade, e a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

Planejamento – Para o coordenador de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Felipe Linhares, o evento demonstra o planejamento conjunto de ações pedagógicas, organização das políticas dentro da secretaria e investimento em ambiente de formação.

Felipe Linhares

“Além do fortalecimento das ações da própria unidade, isso também nos ajuda na articulação com outros setores dentro da Seduc. Nesse tipo de contato, conseguimos perceber quais são as particularidades nesse tipo de atendimento e apresentar como os professores têm desenvolvido as suas ações na atenção ao aluno”, ressalta Felipe.

O coordenador também observa que a Seduc está em contato constante com o Ministério da Educação (MEC) – que, em 2019, anunciou mudanças na Política Nacional de Educação Especial – para planejar a atuação da pasta de acordo com as alterações que serão divulgadas. 

Ronaldo Alex

A importância do compartilhamento de experiências na educação inclusiva para pessoas com deficiência visual é destacada por Ronaldo Alex, ex-aluno e atual professor da unidade Álvares de Azevedo. “O aluno cego ou com baixa visão precisa ter a perspectiva de um futuro concreto. Esse evento possibilita que mostremos nosso trabalho, que tem como objetivo desenvolver a autonomia do estudante em áreas como locomoção, leitura e escrita. Também podemos enfatizar o valor da participação familiar nesse processo”, explica Ronaldo. 

Serviço:

O III Ciclo de Palestras da Unidade Educacional Especializada Álvares de Azevedo ocorre nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), que fica na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, Belém.