Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CELEBRAÇÃO

Festa de Natal reúne mais de 500 pessoas em novo polo ParáPaz no Jurunas

Crianças e adolescentes participaram da programação, que teve como tema 'Juntos por um mundo melhor'

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
12/12/2019 10h06

“Juntos por um mundo melhor” foi o tema da confraternização de Natal realizada na noite de terça-feira (10), no polo ParáPaz Jurunas, em Belém, complexo esportivo que atende cerca de 400 crianças e adolescentes do Projeto Davi e também do bairro.

Nem os chuviscos impediram a presença de centenas de participantes que aguardavam o início da comemoração no local. “Meu filho queria vir mais cedo pra cá, com chuva mesmo. Tava muito ansioso pra festa”, revelou Joely Martins, 32, mãe de Alessandro, 10, atleta de futebol. “Ele faz parte do projeto há três anos e sempre gosta da confraternização com as outras crianças. Eu também ajudo no que posso”, contou.

A programação iniciou às 19h e o espaço já estava lotado. A coordenadora do polo Jurunas e fundadora do projeto Davi, Graça Marques, reconheceu a importância do apoio dos pais e agradeceu a nova parceria. “Agradeço ao governo e à ParáPaz que abraçaram o projeto que faz parte da minha vida e que tenho lutado há tanto tempo. Agradeço, também, às crianças e principalmente aos pais, pois sem o apoio deles os alunos não estariam aqui”, concluiu a coordenadora.

O grupo de balé feminino, formado por alunas do polo, fez uma breve apresentação, assim como o de capoeira e o coral, emocionando a todos e deixando os pais orgulhosos.

Ana Beatriz, 9, pratica balé há um ano junto com a irmã mais nova e diz ter se apresentado pela segunda vez para um público tão grande. “Não tenho vergonha, gosto muito de participar e de me vestir. Minha mãe que faz nossos penteados”, revelou a bailarina. Vanessa Farias, 29, disse que as aulas  melhoraram a qualidade de vida de suas filhas, principalmente da Ana Beatriz. “Ela sentia dores nas pernas e agora não sente mais nada, pelo contrário, adora praticar atividades físicas”, comentou a mãe.

Além de balé, o projeto garante aos alunos cadastrados aulas de boxe, karatê, atendimentos com assistentes sociais, nutricionistas e advogados. Estes profissionais são voluntários e acompanham a evolução e a luta do grupo desde o início, em 2014.

A presidente da Fundação ParáPaz, Ray Tavares, vibrou com o início da parceria e garantiu total assistência ao mais recente polo. “O ano de 2019 foi de desafios. Resgatamos e inauguramos os polos para atender pessoas em vulnerabilidade social, proporcionando inclusão e dignidade à população. Então, sejam bem-vindos e tenham certeza que o governo do Estado, por meio da Fundação, prestará apoio e implantará projetos aqui no Jurunas”, garantiu a gestora.

Esporte – O Projeto Davi é um trabalho voluntário fundado em 2014 com o objetivo de tirar crianças e adolescentes do mundo das drogas e das ruas, para que tivessem oportunidades e qualidade de vida através da prática de esportes. Sem estrutura e local fixo, as aulas eram realizadas em espaços públicos na cidade, até que há três anos o empresário João Victor Cruz cedeu a arena de futebol society do bairro, proporcionando maia segurança aos alunos.

Atualmente, o projeto soma mais de 400 cadastros, entre crianças, adolescentes e até responsáveis, como pai e mãe, e conta com professores e profissionais voluntários. Os atletas de futebol participam de campeonatos e já garantiram diversos troféus ao longo dos anos.

Parceria – Em julho de 2019, a presidente Ray Tavares realizou visita técnica ao local e conheceu as necessidades do projeto, firmando parceria para a implantação do polo no referido bairro, necessário para o início de atividades referentes ao programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz). A partir de janeiro,  o espaço receberá total assistência do governo, tal como estrutura física e administrativa para a realização de trabalho com mais excelência.