Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HC implanta primeiro serviço de fisioterapeuta diarista em UTI do Estado

Por Melina Marcelino (HC)
11/12/2019 14h16

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) é o primeiro hospital do Estado a implantar o serviço de fisioterapeuta diarista, profissional que reforça a comunicação entre os três turnos de atendimentos nas UTIs. Atualmente, o quadro de fisioterapeutas do HC é de 33 profissionais, sendo um dedicado a função de diarista, que começou a atuar na manhã desta quarta-feira (11). 

"O diarista também garante uma continuidade do tratamento da fisioterapia, através de um plano terapêutico individualizado, análise dos indicadores de processo e resultados e definições de metas com a equipe multiprofissional, proporcionando uma assistência mais segura e consequentemente devolvendo o usuário o mais rápido possível para seu convívio social com o máximo das suas funções físicas", explica Claudia Fragoso, Gerente Técnica de Reabilitação.

Ela garante que essa nova função agrega mais benefícios aos pacientes. “Ter o primeiro fisioterapeuta diarista de um hospital público no estado do Pará é uma responsabilidade muito grande, uma oportunidade de levar mais qualidade e segurança para o paciente, além de contribuir para expansão da atuação do fisioterapeuta no contexto hospitalar. Com essa decisão estratégica, a FHCGV reforça o compromisso com a melhoria contínua e que tem o foco centrado no paciente” comemora a gerente.

Para Rafael Araújo, primeiro fisioterapeuta diarista do HC, e que vai trabalhar no horário de 07h às 13h, o papel do profissional diarista é alinhar as condutas para que tenham uma continuidade entre os turnos. “Vou definir as metas de cada paciente, criar e acompanhar o plano terapêutico com o objetivo do paciente melhorar mais rápido”, explica Rafael.

Paciente – Gilberto Nunes Reis, de 58 anos, mora em Belém e trabalha em um rebocador. Ele está internado no HC desde o dia 13 de novembro, por conta de um infarto. Ele sentia dores no peito, mas não deu importância. 

“Foi descuido meu, eu já tinha dores no peito há muito tempo e não procurei atendimento. Comecei a passar mal mesmo durante uma folga que tive e fui para Curuçá. Lá senti dores muito fortes e tive que ser internado porque estava tendo um infarto. Hoje já estou me sentindo bem melhor, o atendimento da equipe da UTI tem me ajudado bastante, principalmente com a parte respiratória, eu faço vários exercícios com os fisioterapeutas, agora já quero sentar, me movimentar melhor” conta Gilberto.

“A gente trabalha para tirar o paciente o mais rápido possível do leito, no caso do seu Gilberto ele já está relatando que está incomodado no leito, ele ainda não pode ficar em pé, mas já pode sentar, então vamos estimular isso nele. A nossa missão é devolver ele para a sociedade o mais funcional possível” conclui o fisioterapeuta.

Fisioterapeuta –  É o profissional da área de saúde, a quem compete executar métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

O fisioterapeuta que trabalha no hospital atua na promoção e recuperação da saúde de pacientes acometidos por diferentes enfermidades, desde o pré-operatório cirúrgico, atuando na educação e conscientização no pós-operatório, até pessoas com quadros de complexidade mais grave, em atendimento na UTI.