Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
“FESTAS SEGURAS”

Operação reforça a segurança durante as compras e festas de final de ano

Por Walena Lopes (SEGUP)
11/12/2019 12h20

Foi lançada, nesta quarta-feira (11), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a operação integrada “Festas Seguras”, que tem como principal objetivo intensificar as ações de segurança em áreas comerciais que apresentam grande fluxo de consumidores na Região Metropolitana de Belém e nos principais interiores e balneários do Estado. A operação será realizada até o dia 6 de janeiro de 2020. Cerca de 2 mil agentes participam da operação. 

“A 'Festas Seguras' abrange várias ações e etapas neste mês de dezembro. Iniciamos a primeira fase com o policiamento na região do Comércio e dos grandes centros lojistas, como os shoppings centers e grandes lojas comerciais da capital, resguardando a população nesse período de compras intensificadas e recebimento do 13º salário. Essa ação se estende também nos interiores, agindo nos pontos comerciais de maior movimentação. A segunda fase abrange as festas de final de ano, tanto no Natal, quanto no Ano Novo, quando aumenta o deslocamento para os balneários, praias e ilhas”, ressaltou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

Integração - A operação será desenvolvida de forma conjunta por integrantes dos órgãos do Sistema de Segurança: Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Centro Integrado de Operações (Ciop), Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), Grupamentos Aéreo e Fluvial, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além de órgãos municipais de segurança de Belém, Ananindeua e Marituba.

Belém - Na capital paraense, os centros comerciais terão intensificação do policiamento ostensivo, entre eles Cidade Velha, Campina, Jurunas, Reduto, Nazaré, Guamá, Umarizal, Fátima, Pedreira, Canudos e Terra Firme. O policiamento também será intensificado nas áreas de comércio de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides, assim como no interior do Estado.

No período de realização da “Operação Festas Seguras”, permanecerão as ações das Operações de Lei Seca, Duas Rodas e Barreira. Haverá a intensificação nas abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, em locais estratégicos identificados pela Secretaria de Inteligência e Análise Criminal (Siac), por meio de ligações para o Disque Denúncia (181) ou via Centro Integrado de Operações (Ciop) 190.

Para garantir maior reforço haverá também o patrulhamento aéreo preventivo, desenvolvido por meio de ações do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Nos portos e rios, a prevenção estará por conta do trabalho de patrulhamento do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFlu).

Balneários - As forças de segurança atuarão em alguns dos principais balneários paraenses como nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além dos municípios de Cotijuba, Caripi, Salinópolis, Santa Maria do Pará, Altamira, Marabá, Redenção e Santarém.

Efetivo - O policiamento preventivo da Polícia Militar contará com o efetivo de 1,5 mil policiais militares que atuarão em Belém e nos municípios mais procurados durante as festas de fim de ano. O apoio será realizado por militares do Comando de Policiamento da Capital, Comando de Policiamento da Região Metropolitana, Comando de Policiamento Especializado, Comando de Missões Especiais e Comandos de Policiamento Regionais I (Santarém), II (Marabá), III (Castanhal), IV (Tucuruí), V (Redenção), VI (Paragominas), VII (Capanema), VIII (Altamira) e IX (Abaetetuba).

Em Belém, coordenados pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), as unidades da PM ficarão responsáveis pelo policiamento ostensivo geral, implantando ações de rádio patrulhamento e policiamento a pé, em apoio também à programação de eventos da Prefeitura Municipal de Belém.

“A Polícia Militar terá um incremento de policiais que nas suas folgas, tanto nas atividades administrativas, quanto operacionais, reforçarão o efetivo com foco especifico no entorno da área comercial de Belém e dos shoppings centers para que a população possa fazer suas compras de Natal de forma segura e sem transtorno adicional”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Policia Civil - A PC contará com reforço para atender as ocorrências nas delegacias do Centro Comercial de Belém, nos balneários e na área metropolitana de Belém com um efetivo de 100 agentes de segurança. A carga horária dos policiais civis será estendida nas delegacias para atender a população, especialmente durante o período da operação.

Aos finais de semana, as seccionais de Salinas, Mosqueiro e Outeiro também estarão reforçadas devido ao maior movimento de pessoas durante as festas de fim de ano. O suporte vai se estender até o final da operação, no inicio de janeiro.

“Iremos intensificar as investigações para localizar pessoas com mandato de prisão, especialmente aqueles que cometem crimes contra o patrimônio. Faremos também o policiamento nas áreas comerciais, as equipes estarão atentas para identificar pessoas mal intencionadas e com atitude suspeita. Nas seccionais nosso trabalho será voltado para facilitara às apresentações da polícia militar e guarda municipal, agilizando o atendimento. Nos interiores, vamos atuar em parceria com o Detran na operação Lei Seca e com o Conselho Tutelar na fiscalização de bares, restaurantes e casas de show”, ressaltou o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Marco Antonio Duarte.

Ciop – O Centro Integrado de Operações estará com mais de 160 câmeras de videomonitoramento distribuídas estrategicamente na Região Metropolitana de Belém (RMB). Nas áreas comerciais, 12 câmeras farão o monitoramento no bairro da Campina e outras 12 câmeras em torno dos shoppings da RMB, totalizando 24 câmeras em áreas de grande circulação. O objetivo é monitorar atitudes suspeitas e gerar flagrantes. As imagens poderão subsidiar processos e procedimentos investigatórios.

“Estão sendo realizadas parcerias com órgãos do governo e também com a associação comercial, lojistas e representantes dos shoppings para que possam custear câmeras no entorno de seus estabelecimentos, para que as imagens possam ser direcionadas ao Ciop e contar com o monitoramento da logística e movimentação, em tempo real”, informou o secretário.

Detran - Já o Departamento de Transito do Estado (Detran), atuará nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e nas cidades de  Salinópolis, Soure (Salvaterra), Bragança, Marapanim (Marudá), Conceição do Araguaia, Tucuruí, Barcarena, Marabá, Redenção, Itaituba e Castanhal. Cerca de 100  agentes darão suporte operacional, durante as ações.

Equipes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito atuarão nos municípios de Bragança, Salinópolis, Marapanim e Mosqueiro com o foco nas ações educativas. Os agentes realizarão abordagens com informações sobre as regras de trânsito e os cuidados durante a viagem. As ações serão realizadas em praças, praias, mercados, rodovias e PA's. Neste trabalho, o Detran terá o apoio da Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e do órgão de trânsito municipal.

Corpo de Bombeiros - As ações dos bombeiros terão reforço de mais 280 militares para as ações de prevenção nos dias 24 e 25 de dezembro e de 30 de dezembro a 02 de janeiro de 2019. Eles estarão nas praias de Outeiro, Cotijuba, Mosqueiro, Salinas (Atalaia, Farol Velho, Maçarico e Corvina), Marudá, Crispim e Algodoal, atuando em serviços de prevenção e combate a incêndios, de proteção, busca e salvamento, além de atendimento pré-hospitalar e proteção nos balneários. Além de ações nas estradas, com equipes direcionadas para pontos estratégicos como as barreiras de Santa Luzia e de Nova Timboteua.

“Essa é uma operação especifica da segurança pública, realizada principalmente para coibir roubos e furtos nas áreas comerciais dos principais pontos da Região Metropolitana de Belém e interiores, e ainda para proteger e garantir a mobilidade e segurança de todos que se deslocam aos balneários no final de ano. Essa integração é fundamental para que possamos obter sucesso e que a população possa fazer suas compras e curtir seu recesso com tranquilidade”, finalizou Ualame Machado.