V Prêmio de Jornalismo em Turismo premia jornalistas na próxima quinta-feira (12)

Relação dos finalistas será conhecida nesta terça-feira (10)

09/12/2019 11h43 - Atualizada em 09/12/2019 13h23
Por Julie Rocha (IOE)

Será entregue, na próxima quinta-feira (12), os prêmios para os jornalistas que concorreram ao V Prêmio de Jornalismo em Turismo "Comendador João Marques dos Reis". Serão premiadas as melhores reportagens nas categorias Jornalismo Impresso, Jornalismo Online, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídias Sociais. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Pará), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). A relação dos finalistas será divulgada nesta terça-feira (10) pelas redes sociais da entidade.

Para a solenidade de entrega do V Prêmio de Jornalismo foram convidadas autoridades governamentais, representantes do trade turístico local e nacional, jornalistas paraenses e de outros estados, além de todos os profissionais que submeteram suas reportagens sobre os destinos paraenses nas inscrições online, de 22 de julho a 25 de novembro de 2019, no site da entidade.

Os convidados serão recepcionados com canapés preparados por chefs de cozinha paraenses, ao som da guitarrada do Mestre Curica e Banda, no hall do Sesc Ver-o-Peso. Um dos fundadores do grupo de carimbó Uirapuru, acompanhando Mestre Verequete por muitas décadas, Mestre Curica também promete animar a noite com sons regionais variados após a cerimônia de entrega das melhores reportagens sobre o turismo paraense de 2019, no auditório do Sesc Ver-o-Peso.

Comendas ao trade

Para valorizar e fomentar a qualidade nos serviços prestados pelo trade paraense, a Abrajet-Pará, a Fecomércio-Pa (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Pará) e o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) criaram a “Comenda Marques dos Reis”, que vai reunir os destaques nos serviços prestados ao turismo em 2019. As comendas entregues serão para representantes de Agências de Viagens, Companhia Aérea, Espaço Turístico, Evento Turístico, Guia de Turismo, Hotel ou Pousada, Restaurante e Transporte Turístico Fluvial e Terrestre.

Parceiros

O V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” é a única premiação da categoria especializada que se mantém com o propósito de incentivar a produção de reportagens jornalísticas locais, nacionais e internacionais sobre o turismo no Pará. A primeira edição, em 2006, e a segunda edição, em 2013, foi realizada em parceria com a extinta Companhia Paraense de Turismo (Paratur), apoio da Coordenadoria de Comunicação Social do Governo do Pará e Tap Linhas Aéreas.

A terceira e a quarta edição ganhou o patrocínio do Banco do Estado do Pará (Banpará) e foi realizada em parceria com a Setur, Secom e apoio do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor) e de outras empresas privadas.

A quinta edição reserva o montante de R$ 60 mil para premiar com R$ 12 mil os melhores de cada categoria e também destina pacotes turísticos ao Marajó aos vencedores das fotografias postadas pelas redes sociais e inscritas na categoria Mídias Sociais. O V Prêmio de Jornalismo em Turismo teve o apoio institucional da Setur, Secom e Ioepa na divulgação e impressão de materiais gráficos.

“O turismo é uma importante atividade econômica para o estado do Pará e um dos elementos centrais pra indústria do turismo é a divulgação. Portanto, a valorização de uma premiação como essas é fundamental tendo em vista o papel que jornalistas e profissionais da imprensa desempenham, gerando conteúdos para divulgar ainda mais o nosso Estado”, comentou o titular da Ioepa, Jorge Panzera.

Também apoiaram o evento o sistema Fercomércio (Sesc, Senac e Senai), Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Pará, Abrajet Nacional, Sinjor, Secretaria de Turismo de Salinópolis, Departamento de Turismo de Parauapebas, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas, Secretaria de Turismo de Santarém, Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-Pa).

Homenageado

O prêmio é uma homenagem a uma das personalidades do turismo no Estado e do jornalismo especializado, que nasceu em Portugal mas chegou em Belém do Pará em 26 de novembro de 1936. Ingressou no jornalismo na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, tendo assinado a página “Terras de Portugal”. Também foi o idealizador da “Viagem da Primavera”, que levou um navio com o primeiro grupo de turistas para Portugal em 1960.

Serviço: A cerimônia de entrega do V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” será na próxima quinta-feira (12), às 19h, no Centro Cultural Sesc Ver-o-Peso, em Belém, com coquetel dos chefs de cozinha convidados e show do mestre Curica. Também haverá entrega de comendas aos melhores serviços prestados pelos representantes do turismo em 2019.