Procon Pará reúne gestores para melhorar os serviços prestados aos consumidores

Encontro teve a participação de representantes de 10 municípios paraenses, onde o órgão tem atuação

07/12/2019 08h35 - Atualizada em 07/12/2019 12h03
Por Claudiane Santiago (SEJUDH)

Durante dois dias, 5 e 6 de dezembro, o Procon Pará, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, realizou a 3ª Reunião Técnica com todos os polos municipais, na escola estadual Professor Anísio Teixeira, em Belém.

Com representantes de 10 municípios atuantes no Pará e a presença do superintendente do Procon Tocantins, a programação teve como objetivo estreitar o relacionamento, conhecer a realidade de trabalho de cada localidade e contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao consumidor, segundo o diretor do Procon Pará, Nadilson Neves.

A capacitação abordou temas voltados aos direitos dos consumidores como as audiências de conciliação, fluxo, atendimento prestado ao cidadão e os serviços de telefonia.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, aproveitou o momento para dividir suas experiências e relatar sobre um dos serviços que lideram os rankings de denúncias dos Procons no Brasil: telefonia móvel/fixo. Alertou que este tipo de serviço ainda é muito falho nos interiores de Tocantins e sabe que trabalhar na melhoria é de suma importância para expandir o alcance dos atendimentos aos consumidores, seja ele morador da capital ou do interior, por isso o papel do Procon é chegar cada vez mais perto da população.

“Empresas que fornecem o serviço precisam priorizar a qualidade do sinal, seja ele de ligação ou dados móveis, a não efetividade do serviço e, muitas vezes, a cobrança indevida resultam na insatisfação do consumidor e no aumento de denúncias no Procon” frisou Walter Viana.

Segundo o secretário titular da Sejudh, Rogério Barra, o Estado pretende aumentar o número de polos para ficar cada vez mais próximo dos consumidores e atuar em busca dos direitos deles.

“Ampliar o número de municípios beneficiados pelo Procon é uma meta da atual gestão. Sabemos que temos uma faixa territorial grande, mas havendo um planejamento e comprometimento, conseguiremos mudar essa atual realidade” - Rogério Barra - titular da Sejudh.