Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Moradoras de Belém e Castanhal produzem enfeites recicláveis para festas de fim de ano

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
06/12/2019 15h57

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizou uma oficina de confecção de enfeites natalinos a partir de materiais recicláveis no bairro do Telégrafo, em Belém, e no bairro Bom Jesus, em Castanhal. Durante uma semana, os participantes aprenderam a reciclar latas, rolos de papel higiênico, CD´s, discos de vinil, revistas e transformar o que iria para o lixo em decoração de Natal.

Todos os participantes receberam certificados e um kit para continuar o trabalho em casa. Além da conscientização sobre a importância da reciclagem, os moradores dos dois bairros ainda aprenderam que o conhecimento adquirido pode virar fonte extra de renda para as famílias.

“É importante para nossa sociedade multiplicar esse conhecimento. Vou levar essas peças para a comunidade e muita gente pode ter uma renda extra. Já tinha feito oficinas com a Cosanpa e eu amei, com esse conhecimento, eu compartilho com minhas amigas. Para mim, é fundamental, porque eu sonho com a minha cidade limpa e retirando esse lixo da rua e transformando em produtos lindos como este”, disse Lídia Neves, costureira.

“Eu jogava as latas de leite fora e agora eu sei que dá para aproveitar. Eu não sabia que era a Cosanpa que estava envolvida e eu estou gostando, primeira vez que estou tendo contato com reciclagem e estou adorando. Tudo será reaproveitado lá em casa”, afirmou a técnica de enfermagem, Claudia Lima.

De acordo com a instrutora da oficina, Irna Pantoja, diversos materiais podem ser reaproveitados, basta usar a criatividade. “Caixa de leite, pote de margarina, CDS, Disco de Vinil, jornal, rolinhos de papel higiênico. Tem muita coisa que a gente pode fazer para o Natal e para o ano todo. Só procurar em casa o que pode ser reaproveitado e fazer um Natal sustentável”.

A Cosanpa realiza oficinas com tema direcionados ao meio ambiente em municípios onde obras da Companhia estão em andamento. A oficina de enfeites natalinos também será realizada nos municípios de Marituba e Ananindeua nas próximas semanas.