Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Cabanagem recebe o primeiro Mutirão Sistêmico do TerPaz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
06/12/2019 14h09

Moradores do bairro da Cabanagem foram beneficiados, na manhã desta sexta-feira (6), pelo primeiro Mutirão Sistêmico do programa Territórios pela Paz (TerPaz). A ação foi realizada na Escola Estadual Prof. José Valente Ribeiro, por meio da Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE), Ministério Público do Estado (MMPA) e Tribunal de Justiça do Pará (TJE-PA).

Entre os serviços destinados ao público esteve a emissão da 1° e 2° via do RG, Certidão de Nascimento, teste de DNA e o divórcio consensual. Além disso, a defensora Rossana Parentes, do núcleo de atendimento especializado à mulher (NAEM), ministrou a palestra "Visão Sistêmica Familiar" onde abordou o processo de separação com minimização dos conflitos.

A dona de casa Maria Oliveira, de 39 anos, aproveitou ação para emitir o documento de identidade. "Muitas pessoas não têm condições de trocar a identidade pelo custo e esta ação ajuda quem realmente está precisando”, disse Maria.

Os moradores também receberam orientação jurídica e serviços da "Caravana do Consumidor" que informa a comunidade sobre a importância do consumo consciente e regularização de débitos. “A defensoria sempre realizou mutirões de direito e quando soubemos desse trabalho do governo, nos oferecemos para unir esforços em prol do atendimento à comunidade. Nossa comissão busca, em uma só manhã, resolver os problemas daquela comunidade”, comentou a Defensora Paula Denadai.

“Todas as ações que estão sendo realizadas na Cabanagem têm sua importância e essa é uma grande ação porque também temos carência de serviços jurídicos. A presença do Governo está sendo um divisor de águas nas nossas vidas porque há muito tempo estávamos abandonados das politicas públicas e não conseguíamos enxergar os trabalhos que a secretarias têm”, disse Ivanilda Veira, diretora da escola José Valente Ribeiro.

Seu Edir Carlos aprovou a ação e está acompanhando o trabalho que o TerPaz está fazendo na Cabanagem. “O TerPaz aqui é importante porque nosso bairro tinha a fama de ser muito violento e graças ao programa esse problema diminuiu. Alguns conhecidos estão fazendo os cursos e oficinas realizados pelo TerPaz, estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho e isso só tende a beneficiar a todos" afirmou, o morador.