Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA POPULAR

'Traslado da Maruja' leva cores, devoção e ritmos à Festa Literária de Bragança

Por Úrsula Pereira (SECULT)
05/12/2019 22h37

Maior manifestação religiosa e cultural da cidade é destaque na programaçãoToda a religiosidade, cores e ritmos da Zona do Salgado encerraram a programação do segundo dia da Festa Literária de Bragança - que está em sua primeira edição - na noite desta quinta-feira (5). O Projeto “Traslado da Maruja – Cultura Popular de Bragança” levou o público para a Arena Multivozes e destacou a Marujada, manifestação artística de origem africana que faz parte da devoção a São Benedito, o Santo Preto festejado em dezembro, padroeiro de Bragança, no nordeste paraense.

De acordo com Carlos Gomes, coordenador do projeto, a ideia do coletivo é divulgar os ritmos e a cultura da chamada “Pérola do Caeté”, denominação poética de Bragança. “É sempre uma felicidade participar da Feira Pan-Amazônica do Livro, e poder levar nossa cultura e fé. Nos apresentar na Festa Literária da nossa cidade é um reconhecimento muito grande, pois a Marujada vai acontecer ainda este mês, e nós já estamos antecipando um pouco do que teremos em alguns dias e gerando uma expectativa para esse momento tão especial”, explicou Carlos Gomes.

Rose Lemos, natural de Bragança, mas residente em Belém, passa férias em Ajuruteua (praia do município) e foi participar da Festa Literária com a família. “Acabamos de chegar e não esperávamos encontrar a Marujada. Já estamos na expectativa para a Festa, e nos emocionamos muito em ver a nossa maior manifestação cultural ganhar essa visibilidade toda”, ressaltou.

A Festa Literária de Bragança é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Associação Sociocultural e Recreativa de Bragança (Ascubra) e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Cultural do Pará (FCP), Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Bragança) e Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Liceu de Música de Bragança, integrando as políticas públicas de fomento à literatura e à difusão das linguagens e expressões culturais e artísticas.

Serviço: A Festa Literária de Bragança é parte da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, uma ação do Governo do Pará, por meio da Secult), realizada no período de 4 a 8 de dezembro, das 10 às 22 h, no Liceu da Música de Bragança. A entrada é franca.

Programação sexta-feira (06) – Vozes do Imaginário

ARENA MULTIVOZES

10 h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Convidados: Juraci Siqueira (Belém/PA)

11 h – SARAU - Tema: "Encharcado"

Convidado: Renato Gusmão (Belém/PA)

14 h – PAPO-CABEÇA - Apresentadora: Giselly Correa (Bragança/PA)

Tema: "A memória adormecida do patrimônio histórico do município de Bragança"

Convidada: Adriana Sousa Pereira (Bragança/PA)

Intervenção artística: Adriane Sousa (IFPA/ Bragança)

16 h – PALESTRA

Tema: "Literatura de fantasia e horror feita no Pará”

Convidado: Andrei Simões (Belém/PA)

Mediação: Thiago Gonçalves Souza (IFPA - Bragança/PA)

18 h – RODA DE CONVERSA

Tema: "Dentro e fora do livro – Escritores que fazem poesia nas escolas e palcos abertos"

Convidada: Heliana Barriga (Belém/PA)

Mediação: Aline Costa (IFPA - Bragança/PA)

19h30 – ENCONTRO LITERÁRIO

Convidada: Roberta Spindler (Belém/PA)

Mediação: Fernando Alves (UFPA/Seduc - Bragança/PA)

21 h – PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Apresentação do cantor Almirzinho (Bragança/PA)