Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERPAZ

Fazedores de cultura do Jurunas participam de escuta setorial

Encontro foi no Rancho e reuniu representantes do samba, quadrilhas e o segmento cultural evangélico

Por Rodrigo Avelar (SECULT)
05/12/2019 10h58

Nesta noite de quarta-feira (4), a Secretaria de Cultura do Estado e o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) realizaram uma escuta setorial na sede da Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná, no Jurunas, em Belém. A ação foi direcionada aos fazedoras e fazedores de cultura do bairro e arredores, como parte das ações do projeto e da descentralização das atividades. A escuta contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.

O território desponta como o último da agenda das escutas dos Territórios pela Paz, que já foram realizadas nos bairros da Cabanagem, Benguí, Guamá, Terra Firme, Nova União (Marituba) e Icuí (Ananindeua). “Essa tem sido uma prática da Secretaria de Cultura desde janeiro, em que a gente tem sentado com várias linguagens, entendendo o que o artista, o fazedor de cultura precisa nesse momento, para a secretaria alavancar, onde a gente chega para conversar com os fazedores, dando protagonismo e visibilidade maior ainda”, ressalta o diretor do Departamento de Artes Cênicas da Secult, Adriano Barroso.

Escuta contou com a presença da secretária Ursula VidalO Rancho lotou com realizadoras e realizadores culturais de todos os cantos da cidade, dos mais diversos setores e ideias. O samba, quadrilhas e o segmento cultural evangélico se fizeram presentes nas quase quatro horas de duração da escuta, que apresentou a vivacidade dessas manifestações.

Uma delas foi a representante do projeto Difundindo Arte e Mostra Louvarte, Leila Trindade, que percebe na escuta uma oportunidade de difundir seu projeto formado, predominantemente, de conteúdo gospel voltado a oficinas de artes cênicas e musicalização. “Estamos muito felizes pela presença da Secult, muito felizes por essa nova oportunidade, que é única dos fazedores de cultura serem ouvidos”, enfatiza Leila.

Para o administrador da Escola de Samba Embaixadores Azulinos, presença importante no carnaval de Belém desde 1988, a escuta é uma forma de demonstração de respeito. “A gente vê um novo momento, um recomeçar, um reconstruir, com essa oportunidade que tivemos hoje, onde saíram propostas proveitosas, claras e transparentes. Depois de muito tempo, tivemos essa chance de uma secretária de Cultura sentar conosco e vir ouvir aqueles que fazem a cultura e nos sentimos contemplados com essa proposta que a Secretaria hoje vem resgatar”, explica Luiz.

Missão – Com as escutas, a Secretaria de Cultura potencializa as manifestações que já existem nos territórios. Desde sua realização nas dependências do Teatro Estação Gasômetro no início do ano até agora, o objetivo é construir uma articulação para alcançar o diálogo direto com as demandas desse público.

O bairro do Jurunas fechou a agenda das escutas setoriais nos Territórios pela Paz, com o mapeamento e diagnóstico das problemáticas e encaminhamento de propostas das manifestações artísticas que já acontecem na comunidade. A partir de então, a Secretaria age pensando no desenho de apoio aos fazedores dentro da pasta de cultura, como as que já vêm acontecendo em decorrência das escutas realizadas em outros bairros.