Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEGÓCIOS

Reunião anual da Jucepa debate políticas públicas para ações empreendedoras

Procedimentos buscam melhorias nos serviços prestados no âmbito do registro, alteração e baixa de empresas no Estado

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
05/12/2019 12h30

Planejamento estratégico foi tema de abertura da reuniãoA Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) abriu a Reunião de Trabalho das Unidades Desconcentradas, em sua sede, no auditório Adalberto Acatuassu Nunes, na quarta-feira (4). O evento tem a finalidade de debater com os representantes dos escritórios as metas que deverão ser cumpridas para aperfeiçoar a prestação dos serviços ao usuário e melhorar o ambiente de negócios no Estado.

Para a presidente da Jucepa, Cilene Sabino a reunião é importante para alinhar sobre as políticas públicas implantadas pela autarquia para facilitar ações empreendedoras, além de corrigir e tirar eventuais dúvidas dos servidores sobre os processos digitais.

“Neste ano, iniciamos uma série de ações para desburocratizar a vida do empresário paraense e hoje estamos aqui para compartilhar essas iniciativas, para que possam ser aplicadas de forma contínua em todo o Estado, para melhorar o atendimento e dar mais celeridade ao andamento dos processos, o que já vem ocorrendo com a implantação do processo digital”, afirma.

Atualmente, a Jucepa possui 29 Unidades Desconcentradas nos principais polos do interior do Estado. Além das visitas técnicas feitas por equipes da sede para oferecer capacitação e atualização aos servidores dessas unidades, uma vez por ano a Jucepa realiza a reunião de integração com os coordenadores.

O encontro iniciou com a palestra sobre o Planejamento Estratégico Institucional. A programação também conta com palestras sobre Instruções Normativas; Processo Administrativo Eletrônico; Gerência de Projetos – Novos Módulos; Procedimentos e Modelos Criados, e mesas redondas sobre Procedimentos Administrativos, Constituições de Cooperativas, Livros e Balanço, entre outras.

Os temas debatidos durante a reunião são transformados em resoluções que, posteriormente, são submetidas à aprovação do Colegiado de Vogais – órgão deliberativo da Junta Comercial – e transformadas em procedimentos para a melhoria dos serviços prestados no âmbito do registro, alteração e baixa de empresas no Estado.

“Nós estamos aqui não só para receber novas instruções, mas também alinhando informações com os representantes das outras unidades, pois as instruções normativas são frequentemente modificadas e, com a implantação de novas tecnologias na Junta Comercial, os encontros são fundamentais para aprimorar os conhecimentos usados no dia a dia nas Unidades”, diz Angelita Lima, coordenadora da Unidade Desconcentrada da Jucepa em Capanema, região nordeste do Estado.

Sobre os Escritórios Regionais
Os Escritórios Regionais são unidades conveniadas operadas por entidades sem fins lucrativos e destinadas a oferecer opções de locais de atendimento aos usuários. Também chamadas de Unidades Desconcentradas, os escritórios oferecem: busca por Razão Social, CPF, CNPJ e Nire; emissão de Ficha Cadastral; Análise Singular; Registro dos Documentos Deferidos; emissão de Certidão Simplificada; e envio dos documentos para sede da Jucepa.