Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO CIDADANIA

Milhares de moradores de Ananindeua têm acesso a documentos e atendimento médico

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
01/12/2019 14h31

Desde cedo a fila se formou em frente ao Centro Municipal em Educação Infantil Irmã DulceHá nove meses promovendo gratuitamente serviços de cidadania à população, a Fundação ParaPaz realizou pela quinta vez, na manhã de sábado (30), atendimentos no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Milhares de pessoas compareceram ao Centro Municipal em Educação Infantil Irmã Dulce, das 8 às 15 h, no bairro de Águas Lindas, e aguardaram pelos serviços de mais de dez órgãos estaduais e instituições parceiras.

Famílias inteiras foram beneficiadas por mais uma Ação CidadaniaAgendamento para emissão de carteira profissional (CTPS); emissão de carteira de identidade; 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito; orientações jurídicas e empresariais foram oferecidas, além de informações sobre cheque moradia, negociação de débito com a Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará), serviços de estética, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites B e C, vacinas, consultas oftalmológicas, pediátricas e ginecológicas, entre outros serviços, atenderam as demandas da comunidade.

Saúde - Moradores acordaram cedo para garantir atendimento médico. A pediatra Ellen Nascimento, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), alertou às mães que “o acompanhamento contínuo é importante para o desenvolvimento saudável de cada criança, para que os pais tenham acesso à informação e façam os filhos crescerem com nutrientes”.Atividades de lazer, como o tênis de mesa, também fizeram parte da programação

Além dos serviços em saúde, a emissão de documentos foi um dos atendimentos mais procurados. A manicure Raquel da Silva, 34 anos, levou o filho de 15 anos, que tem deficiência, para atualizar o documento de identidade. “A identidade dele tá muito antiga, e em muitos lugares não aceitam. Como moro aqui perto, trouxe logo ele”, disse a manicure, que também aproveitou a oportunidade e solicitou o Passe Fácil, outro serviço disponível gratuitamente.Serviços de estética também foram oferecidos gratuitamente à população

Mais de 46 mil pessoas já foram beneficiadas com serviços gratuitos, em todo o Estado, pela ação integrada de cidadania, que proporciona dignidade e promove qualidade de vida à população.

A Ação Cidadania em Ananindeua foi acompanhada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Daniel Santos; a deputada estadual Michele Begot; o vice-prefeito Carlito Begot; o vereador Rui Begot, e o secretário Municipal de Saneamento e Infraestrutura, Osmar Nascimento.

Centenas de moradores de Ananindeua foram beneficiados por mais de dez órgãos estaduais e instituições parceiras