Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MARABÁ

Estado entrega Colégio Cívico Militar do Rio Tocantins reformado e ampliado

A unidade de ensino médio já se tornou referência em segurança e formação da juventude

Por Jackie Carrera (SECOM)
26/11/2019 22h08

Governador Helder Barbalho (d) em um dos novos laboratórios do colégioA comunidade escolar do município de Marabá, no sudeste paraense, participou da reinauguração do Colégio Cívico Militar do Rio Tocantins (CMRIO), na sede municipal, nesta terça-feira (26). A unidade de ensino foi entregue pelo governador Helder Barbalho, após obras de reforma e ampliação, resultado da parceria entre Estado, por meio da Polícia Militar, e prefeitura local.

Com a participação da banda de fanfarra do colégio, mais de mil alunos desfilaram para as autoridades. Além do governador, estavam presentes o vice-governador Lúcio Vale; o secretário Regional de Governo do Sudeste, João Chamon Neto; o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Junior.Alunos desfilaram diante das autoridades presentes à solenidade

A professora e diretora do CMRIO, Hellen Nyde, fez questão de ressaltar ao governador o orgulho que sente pelos alunos e pela escola onde atua. "Governador, hoje temos 1.040 alunos, e nenhum evadido. O senhor sabe que o maior desafio de uma escola é a evasão escolar, e aqui o nosso índice é zero. Além disso, esse ano nós temos projeções de alcançar a nossa meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que é de 5.1", informou a diretora.

O CMRIO de Marabá mantém o trabalho pedagógico da equipe de professores e a supervisão de policiais militares, que transmitem valores baseados na ética e no respeito. O coronel Dilson Junior salientou que os PMs cumprem dupla jornada para fazer parte desse projeto. "Temos orgulho de formar, educar jovens com base em pilares fortes, como valores, hierarquia e disciplina. E de trazer pra cá uma equipe de militares que continuam trabalhando no policiamento ostensivo da cidade, e nas horas vagas e aos finais de semana fazem suas atividades aqui na escola", ressaltou o comandante-geral da PM.O comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior, destacou o empenho dos PMs nas atividades da instituição de ensino

Transformação - O governador Helder Barbalho reiterou sua crença na educação como agente transformador da sociedade, e disse que pretende levar essa experiência a outros municípios, a exemplo de Canaã dos Carajás e Parauapebas, ambos na mesma região. "Nós temos a responsabilidade de construir uma sociedade melhor, priorizando a educação, transformando cada escola em uma usina de produção de coisas boas, e levando isso para dentro de casa e para a sociedade. Eu me vejo produto disso. Estudei em escola militar pública e foi onde aprendi a ter valores corretos para a formação de um cidadão", frisou o governador.

O Colégio Cívico Militar do Rio Tocantins, que integra a rede estadual de ensino público, funciona há 22 anos. Começou com um projeto do governo federal, e depois passou a oferecer cursos profissionalizantes, até chegar ao ensino regular do ensino médio. O espaço estava abandonado há anos. Muito deteriorado e pichado, não oferecia condições para receber alunos e professores.

A diretora da escola contou que a área era frequentemente invadida por criminosos, o que a deixava temerosa em ministrar aula no período noturno, por conta da violência. "Eu já me escondi em porta-malas de carro pra entrar aqui. Ninguém conseguia trabalhar tranquilo. Hoje eu trabalho em paz e feliz. E com a reforma, melhorou mais ainda", disse Hellen Nyde.Helder Barbalho, o prefeito Sebastião Miranda e o coronel Dilson Júnior ao lado de alunos

"Nós recebemos a escola após uma reforma geral. Foram revitalizados todos os espaços. A reforma ficou em torno de R$ 1,8 milhão, e hoje temos todos os espaços pedagógicos, 14 salas de aula, biblioteca, sala de leitura, laboratórios de robótica e informática, quadra esportiva, laboratório multidisciplinar e uma galeria de arte", complementou a gestora.

Estratégia - O CMRIO mantém índices satisfatórios, tanto na questão educacional, quanto na segurança, já que representa uma estratégia de prevenção primária da Polícia Militar, vinculada à Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos. "Ele foi pensado como um trabalho de cooperação técnica. Não é uma intervenção, nem um projeto para militarizar escolas. Um ponto importante a se destacar não é a segurança que entra na escola, não é algo externo que transforma o espaço escolar, é a escola como um todo, que se transforma em um espaço seguro. Nós somos hoje um espaço seguro, referência para toda a comunidade", disse o coronel Leno Carmo, da Diretoria de Polícia Comunitária.

Segundo o supervisor da instituição, major Harley Pinto, de agosto até o final de novembro, os dados mostram que a violência no entorno da escola caiu 37%, e dentro da unidade foi zerada. "A escola representa um novo modelo de ensino público, possuindo 14 salas de aula e diversos espaços pedagógicos e de convivência, assim como projetos educativos, esportivos e clubes de matemática e português", acrescentou o militar.

Para o governador, é um trabalho que beneficia toda a sociedade. "Fico feliz porque estamos cuidando da juventude, estamos tirando jovens das drogas e da violência. Aqui é uma estratégia preventiva de segurança pública, porque estamos formando vocês para construírem um futuro melhor, um projeto de vida", ressaltou Helder Barbalho.

Ouça a matéria completa:

O governador Helder Barbalho, e demais autoridades, no momento da reinauguração do colégio