Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPRESENTATIVIDADE

Conselho das Cidades traz a sociedade para o debate sobre políticas públicas

Por Barbara Brilhante (PGE)
26/11/2019 16h12

A reunião é realizada no auditório da Ioepa, com representantes de governos e da sociedade civilO Governo do Pará iniciou, na manhã desta terça-feira (26), a 16ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades (Concidades), que visa engajar a sociedade na fiscalização e no planejamento de políticas públicas previstas no âmbito estadual. Participam da reunião membros do poder público e de entidades, além de 124 conselheiros estaduais e representantes dos 144 municípios paraenses. “Nestes quatro dias de evento queremos discutir com objetividade as propostas da gestão estadual com relação aos serviços públicos ofertados, dando destaque aos de transporte público, incluindo o fluvial e o rodoviário, não somente na capital paraense, mas nos municípios do interior”, disse Pedro Duarte, conselheiro estadual da Região do Marajó.

O evento, promovido pela da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), foi aberto às 8h30, no auditório da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), em Belém. “Existem demandas, dentre as trazidas pelos representantes dos municípios, que podem ser atendidas em curto, médio ou longo prazo. Mas, o importante é este olhar dado à representatividade da população de todos os cantos do Estado, que vem trazendo ideias de melhorias que podem vir a ser efetivadas”, ressaltou o titular da Sedop e presidente do Concidades, Ruy Cabral.O titular da Sedop e presidente do Concidades, Ruy Cabral, na abertura do evento

Este é o segundo encontro realizado pelo Conselho em 2019. “Os projetos de governo são feitos, em boa parte, atendendo à demanda da população, que traz ao Conselho suas necessidades. Dentre eles, a elaboração, via Sedop, dos planos diretores de saneamento básico em 15 municípios, e de mobilidade urbana em 20, que já estão em andamento”, complementou o secretário adjunto da Sedop, Valdir Acatauassu.

O encontro prossegue durante a tarde com explanações sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim e as ações previstas no Plano Plurianual 2020/2023, voltadas para o desenvolvimento urbano do Pará. Participam das mesas representantes das Secretarias de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Planejamento (Seplan).

Programação – Nesta quarta-feira (27), o Concidades realizará o 1º Seminário de Trânsito, Transporte e Mobilidade. A programação, que será aberta ao público, iniciará às 8 h, também no auditório da Ioepa, e terá duração de oito horas. Qualquer pessoa pode participar. Interessados devem entrar em contato pelos fones (91) 3183-0020/0072.

A programação da 16ª Reunião Ordinária continua na quinta (28) e sexta-feira (29), com debates sobre ações voltadas às Câmaras Técnicas de Saneamento, Habitação, Planejamento Territorial Urbano e de Trânsito, Transporte e Mobilidade.