Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESCOLA ESTADUAL

Estudante de Igarapé-Açu vence Concurso de Redação da Defensoria Pública da União

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
19/11/2019 16h56

Gisele Lima Góes foi a maior pontuadora do concurso no ParáA estudante Gisele Cristina Lima Góes, 17 anos, foi a maior pontuadora no Pará, com a nota 99,97, do 5º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). O resultado foi divulgado na segunda-feira (18). O concurso nacional teve a participação de 290 estudantes de escolas estaduais. Neste ano, o tema foi "Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável". A premiação de todos os vencedores será em dezembro, em Brasília (DF).

O objetivo é despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à educação em direitos e cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas, nos ambientes educacionais da rede pública de ensino, unidades prisionais e escolas do sistema socioeducativo.

Gisele Góes é aluna da Escola Estadual Cônego Calado, no município de Igarapé-Açu (no nordeste paraense), e venceu o concurso na categoria II, voltada para alunos do ensino médio. Além dela, outros 14 alunos e servidores da rede estadual também alcançaram a pontuação em outras categorias de ensino.

Meio ambiente - Na redação, Gisele escreveu sobre sustentabilidade. A estudante chamou a atenção para as mudanças climáticas e a necessidade de mais conscientização com o meio ambiente. “Sugeri que as escolas trabalhem melhor sobre a preservação ambiental, como não jogar lixo no chão, e também o uso maior da internet para a realização de campanhas educativas”, explicou.

A estudante soube do concurso pela irmã, que já havia sido convidada pela professora a participar do concurso. A professora de Língua Portuguesa Valeska Mendes foi quem a orientou sobre como desenvolver o tema. Para a estudante, a ajuda da professora, a familiaridade com o tema e a facilidade para escrever foram essenciais para o bom desempenho no concurso. “Sempre gostei de redação, mas nunca imaginei alcançar um resultado como esse. Estou muito feliz”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi parceira da DPU na mobilização nas escolas. Desde o início do ano, a Secretaria vem incentivando o protagonismo dos estudantes da rede estadual em concursos nacionais. “Estamos acumulando bons resultados, o que evidencia o potencial dos nossos alunos na elaboração de boas propostas de intervenção na sociedade”, destacou a coordenadora do Ensino Médio da Seduc, Michelly Alves.