Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Mangueirão é palco da final da Copa Verde

Paysandu e Cuiabá decidem título nesta quarta-feira (20)

Por Paula Portilho (EMATER)
19/11/2019 14h02

Paysandu (PA) e Cuiabá (MT) se enfrentam na próxima quarta-feira (20), às 21 horas, no Estádio Olímpico do Pará/EOP, o Mangueirão. Os dois disputam o título de campeão da Copa Verde e o esquema de segurança e organização para a partida já está montado. Ao todo, 750 policiais militares, 85 bombeiros, 28 guardas municipais e 338 agentes de segurança privada trabalharão durante a partida que teve 35 mil ingressos disponibilizados.

De acordo com o gerente de Segurança do EOP, Cláudio Santos, o planejamento do jogo foi decido em reunião com a presença das instituições envolvidas, indo desde a limpeza do estádio, passando pela escolta dos clubes, cuidado com primeiros socorros, logística de transportes e outras contingências que podem ocorrer.

Participam efetivamente do trabalho e da organização do jogo as equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Ministério Público, Polícia Civil, bombeiros civis, Tribunal de Justiça do Estado (TJE), além da Federação Paraense de Futebol (FPF) representando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), responsável pela gestão da praça esportiva.

“Esse pessoal atua não só dentro do estádio, mas também no entorno, especialmente os agentes de trânsito e militares. Da Seel, temos uma equipe que envolve profissionais da limpeza, vigilância, tecnologia da informação, gramado, placar e som, monitoramento, apoio logístico, eletricistas e bombeiros hidráulicos. É uma grande logística para garantir o conforto e a segurança do público”, explicou Cláudio Santos, enfatizando ainda a importância de o torcedor chegar cedo ao estádio, evitando assim qualquer tumulto na entrada.

Os equipamentos do VAR (Video Assistant Referee), também conhecido como árbitro de vídeo, já foram instalados em uma sala no estádio para uso na partida. A tecnologia serve de apoio para os árbitros em lances considerados duvidosos. Esta é a segunda vez que o VAR é utilizado no Mangueirão. A primeira ocorreu este ano no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil entre Paysandu (PA) e Internacional (RS).

Todos os portões estarão abertos a partir das 18 horas, lembrando que a partida iniciará às 21 horas.