Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMATURA

PM capacita agentes da Rotam e comemora 13 anos do Batalhão de Polícia Tática

Por Lene Alves (PM)
18/11/2019 20h28

A Polícia Militar do Pará realizou, nesta segunda-feira (18), a cerimônia de celebração pelos 13 anos de criação do Batalhão de Polícia Tática (Bpot). Na ocasião, o Comando de Missões Especiais (CME) também encerrou o V Curso Operacional de Rotam (V COR), com a formatura de 37 novos "stives", como são conhecidos os concluintes do curso. Os militares agora estão habilitados em técnicas especializadas de policiamento ostensivo urbano.

O curso teve carga horária de 450 horas/aula, ministradas em 80 dias, período em que os alunos receberam instruções técnicas e táticas de policiamento urbano. A tenente Erika Cristiane de Andrade Warriss, única mulher a concluir o V COR, falou sobre os desafios vencidos para chegar ao final da capacitação. “Concluir este curso é a realização de um sonho pessoal e profissional. As dificuldades existiram, mas temos que encarar como obstáculos naturais numa capacitação desse nível. E, graças a Deus, a cada dia nós conseguimos superar e, finalmente, chegar até aqui como vencedores", declarou a oficial.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, afirmou que o V COR pode ser considerado um dos melhores cursos operacionais realizados pela instituição nos últimos anos. "Devido aos investimentos que possibilitaram intercâmbios com batalhões táticos de outros estados, a Rotam entra em outro patamar de nível técnico. Houve a possibilidade de enviarmos nossos guerreiros para conhecer a realidade de outras capitais no país, onde viram de perto experiências das polícias militares de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Eles puderam comparar as técnicas utilizadas no Pará com as técnicas de abordagens e de policiamento motorizado utilizadas pelas nossas coirmãs”, destacou o comandante-geral da PM.

Mais comemoração – O Batalhão de Polícia Tática celebrou 13 anos de criação da unidade com a entrega de medalhas, comendas, placas e certificados de "Amigo do BPOT" para autoridades civis e militares. “Hoje é um dia muito especial para nós; é o dia que celebramos o 13º aniversário do Batalhão, que começou lá atrás como uma Companhia Tática, e hoje se tornou referência dentro e fora do Estado”, ressaltou o comandante da unidade, tenente-coronel Kleverton Antunes Firmino Gomes.

Participaram da solenidade o secretário de Estado de Segurança de Pública e Defesa Social, Ualame Machado; o comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior; o comandante do CME, coronel Edivaldo Santos Souza; oficiais do Alto Comando da PM e outras autoridades civis do Estado.

“Eu queria parabenizar pelo aniversário deste Batalhão que muito honra não só a Polícia Militar, como toda a sociedade paraense. A Polícia Militar, de um modo geral, é a última muralha de defesa da sociedade, e quando esta muralha estremece nós acionamos a Rotam, uma tropa com treinamento e armamentos especializados, que garante apoio às ações de segurança da sociedade”, ressaltou o secretário Ualame Machado.

Durante as comemorações, o comando do Bpot inaugurou a galeria dos ex-comandantes do Batalhão de Polícia Tática. Um dos homenageados foi o coronel da reserva remunerada Thalles Costa Belo, primeiro comandante da Companhia Tática, que deu origem à atual unidade da PM.