Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ANIVERSÁRIO

Programação celebra 30 anos do curso de Música da Uepa

Para comemorar a data, será lançado um DVD da Banda da universidade, no Teatro Margarida Schivasappa

Por Ize Sena (UEPA)
18/11/2019 09h53

Na terça, Banda de Música da Uepa será conduzida pelos professores Anielson Ferreira e Jucélia EstumanoO Curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa) vai comemorar 30 anos de existência com a Semana do Músico 2019. A programação tem início nesta terça-feira (19), no Teatro Margarida Schivasappa, com o pré-lançamento do DVD da Banda da Uepa. Para participar da atividade, os interessados devem levar 2 Kg de alimentos não perecíveis para auxiliar a Creche Cordeirinho de Deus.

As atividades ocorrem até o dia 21 de novembro, no Campus I da Uepa, no bairro do Telégrafo, em Belém. As inscrições devem ser feitas via site (clique aqui) ou na coordenação do curso. O evento debaterá o tema Histórias, Conquistas e Desafios.

As apresentações na noite de terça-feira serão conduzidas pelos professores Anielson Ferreira e Jucélia Estumano. O repertório musical é vasto e foi dividido em duas partes. Na primeira, é composto por Danzon N°2, música de Arturo Marquez e instrumentação de Juan Villodre; Santana a Portrait, de Carlos Santana (1947) e Giancarlo Gazzani; ALL of me, de Gerald Marks (1900 - 1997) e Misael Carvalho; e  Pick Up the peace, de Roger Ball e Victor Lopez. Em seguida, haverá a apresentação sobre lendas tradicionais, do compositor Waldemar Henrique, pelo Coral Encantos, da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA).

O professor e regente da Banda, Anielson Ferreira, conta que o concerto envolverá conceitos diversos em sua extensão, tanto de valorização da cultura brasileira com Waldemar Henrique, quanto de pluralidade com composições internacionais. Ele revela que durante o feriado de proclamação da República foi realizado um ensaio especial. “Nós vamos ter a participação do Coral Encantos, da Escola de Aplicação da Universidade Federal, por meio de uma parceria interinstitucional. Acredito que tem tudo para ser um grande espetáculo. Vai ser bem surpreendente até mesmo para os próprios músicos”, relatou Ferreira.

A professora Eliana Cutrin, coordenadora do curso, diz que a Semana do Músico, que ocorre desde 2013, mostra o trabalho científico e artístico dos docentes e discentes. “Hoje nós temos a sétima edição também festejando os 30 anos do curso, simultaneamente. É quase que a coroação desse tempo e da continuidade desse projeto”, disse Cutrin.

O credenciamento para os outros dois dias ocorrerá no CCSE e será feito na área de convivência, a partir de 9h, de quarta-feira (20). Após isso, serão realizadas exposições sobre jogos para aprendizagem musical, banners e apresentação cultural. Serão desenvolvidas também, pela tarde, duas outras atividades acadêmicas, intercaladas por uma atração cultural.

O último dia estará composto por apresentações de diversos projetos, com alunos e convidados, que começarão às 11h e prosseguirão até às 18h.

Serviço:
Semana do Músico: 30 Anos do Curso de Música 
Data: 19 a 21 de novembro
Mais informações, acesse o site do evento
Confira a programação, clicando aqui