Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PUBLICAÇÃO

Ioepa promove noite de autógrafos do livro 'Terra Preta'

Lançamento ocorreu na Festa Literária de Santarém, como parte da programação da 23ª Feira do Livro

Por Ailson Braga (IOE)
17/11/2019 09h31

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) promoveu, na última quinta-feira (14), uma noite de autógrafos com o escritor Edvaldo Pereira, autor do livro "Terra Preta". A iniciativa ocorreu no estande da Ioepa, na Festa Literária de Santarém, sediada no Espaço Pérola do Tapajós, como parte da programação da na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes.

O evento contou com a participação autoridades, como o secretário Regional do Tapajós, Henderson Pinto; o ex-deputado estadual, Carlos Martins; e o pesquisador e escritor Cristovam Sena. Estiveram presentes também familiares e amigos que prestigiaram o trabalho do autor. Edvaldo agradeceu o apoio da Ioepa na execução do projeto.

“É uma das coisas mais interessantes desse processo de realização da Feira de Livro: esse apoio que a Imprensa Oficial do Estado tem dado à publicação de autores regionais. Acho isso muito importante, sendo um espaço que se abre e que deve ser aproveitado, porque em um Brasil tão carente de leitura, de conhecimento e de divulgação científica, ações como essa são uma alternativa”, opinou o escritor santareno.

Escritor santareno Edvaldo Pereira e sua obra lançada pela IoepaA obra é resultado de uma pesquisa científica desenvolvida entre os anos de 2011 e 2017, partindo de uma observação de como a população de Santarém se relaciona com seu patrimônio arqueológico e cultural, como na agricultura familiar e construção civil, além de despertar curiosidade e conscientização para a preservação deste rico acervo.

O livro denuncia a exploração comercial da terra preta na Amazônia, em especial na região de Santarém, sem o devido desenvolvimento de pesquisas mais aprofundadas com esse tipo de solo, inclusive para seu aproveitamento de forma sustentável na agricultura, bem como em relação aos incontáveis artefatos arqueológicos nele encontrados, e que, inclusive, foram registrados por cronistas e naturalistas desde o século 16.

Para o biólogo Sidcley Matos, que adquiriu um exemplar, a obra aborda um tema de muita relevância, com o evento sendo uma oportunidade única de interagir com quem escreveu o livro, e aprofundar um pouco mais os conhecimentos. “Nós, que somos santarenos e herdeiros desta história e de todo esse legado, temos que ter esse conhecimento e conscientização. Ler esta obra é algo encantador e, por meio dela, é possível viajar na história dos povos que aqui viveram há tempos atrás. Para quem é leitor, ter contato com o autor e ter essa conversa, na qual ele pôde explicar como chegou a este resultado, é muito satisfatório”, ressaltou.

Biografia - Edvaldo Pereira é arqueólogo, formado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e presta consultoria científica para empresas de Arqueologia Preventiva com atuação em todo Brasil. Atua também como jornalista e fotógrafo.   

*Texto: Weldon Luciano