Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONCURSO

Ioepa divulga edital e lança livro de escritor santareno em Festa Literária

Prêmio Dalcídio Jurandir busca incentivar a publicação de obras em todas as regiões do Estado

Por Ailson Braga (IOE)
16/11/2019 13h42

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) reúne escritores na noite deste sábado (16), na Festa Literária de Santarém, para divulgar e prestar informações sobre o edital e as inscrições do “Prêmio Dalcídio Jurandir 2019”. O concurso premiará obras literárias inéditas em prosa e poesia de escritores do Estado. Na ocasião, ocorre também o lançamento da 4ª edição do livro "Tupaiulândia", uma das obras mais importantes sobre a história de Santarém.

O encontro contará com a presença do presidente da Ioepa, Jorge Panzera, e de Moisés Alves, representante da Editora Pública. 

O “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019” é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que a editora do governo do Estado, por meio da Imprensa Oficial, está lançando. O objetivo é incentivar a publicação de obras de escritores de todas as regiões de integração do Estado: Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins, Xingu.

O edital está disponível no site da Imprensa Oficial. Serão premiadas até 13 obras literárias nesta edição, sendo 12 em prosa de cada uma das regiões de integração do Estado e uma publicação com a coletânea de obras premiadas na categoria poesia para todo o Pará. As obras serão lançadas na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020. A editora da Imprensa Oficial do Estado ficará responsável pela edição e impressão do material.

Participação – As inscrições ao prêmio ocorrem até o dia 13 de dezembro com preenchimento de formulário próprio e por meio de envio da obra literária em arquivo em formato PDF, com tamanho de até 100 MB. Os candidatos devem ser maiores de 16 anos e só podem inscrever apenas uma obra literária.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site da Ioepa. Não serão aceitas inscrições de obras que não sejam inéditas ou que tenham recebido patrocínio de qualquer outra instituição pública ou privada.

Tupaiulândia – É uma das principais obras que contam a história do município fundado em junho de 1661, pelo padre jesuíta de Luxemburgo, João Felipe Bettendorff. Publicado originalmente em 1972, esta é a quarta edição da obra. Paulo Rodrigues dos Santos, além de historiador, também contribuiu com a cultura e a música local.  A iniciativa é uma parceria entre a Ioepa e o Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS).

*Texto: Weldon Luciano