Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

PM padroniza normas e procedimentos em unidades policiais

Cerca de 100 militares da região metropolitana de Belém passam por treinamento

Por Taiane Figueiredo (PM)
15/11/2019 17h38

Para orientar e padronizar os procedimentos adotados pelas unidades policiais militares, com base em normas e técnicas regulamentadas, a Polícia Militar iniciou, na última terça-feira (12), uma capacitação em processos organizacionais e Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Conduzido pela 7ª Seção do Estado-Maior Geral da PM, o treinamento deve ser ministrado, a princípio, a 130 policiais militares de diferentes unidades da Região Metropolitana de Belém. As atividades seguem até a próxima segunda-feira (18).

A ideia instituída pelo comandante-geral da PM, coronel José Dilson Melo de Souza Junior, traça métodos padronizados de ação no âmbito da Polícia Militar, visando maior qualidade e controle do serviço oferecido à sociedade. A Portaria 159, publicada em Boletim Geral na semana passada, pelo alto comando da PM, instituiu a criação de comissões voltadas para confeccionar propostas de procedimentos operacionais gerais, como técnicas de abordagem policial e gerenciamento de crises, e procedimentos específicos, como policiamento fluvial, ambiental, turístico, de choque, dentre outros.

“Essa capacitação vai ajudar a definir uma forma única de executar as atividades (padronização), aumentar a eficiência dos processos, além de diminuir a probabilidade de o policial ser lesionado ou lesionar terceiros”, explicou o major Jorge Fabrício dos Santos, que é chefe da subseção de gerenciamento de processo da PM 7, unidade responsável pelo estudo e planejamento das estratégias da gestão pela qualidade na PM. Ele lembra, também, que o POP é uma forma de respaldar o policial militar caso ele seja questionado sobre suas ações, uma vez que tem fundamentação jurídica.

Capacitação

Pela manhã, os policiais participam de uma instrução sobre formulário e teorias dos POP. À tarde, eles aprendem a desenvolver o fluxograma de ações, com o uso do software aplicativo Bizagi Process Modeler, disponível na internet de forma gratuita. O programa é utilizado pela Polícia Militar desde 2017. Ao fim, o policial que participou do treinamento deve entender melhor sobre Gestão por Processos ser capaz de repassar esse conhecimento aos colegas de unidade.