Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANTIO

Projeto Quintal Verde da Emater implanta horta em escolas

O projeto surgiu com a necessidade de atender pessoas em condições de pobreza e vulnerabilidade social.

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
14/11/2019 15h26

Famílias e estudantes carentes do município de Nova Ipixuna, sudeste paraense, estão participando de um projeto piloto do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), que visa estimular estudantes, professores e familiares no cultivo de hortaliças em quintais de escolas e casas do município. Nesta fase, o projeto Quintal Verde atende 17 famílias e três escolas, e é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude).  

De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe local da Emater no município, Genival Reis, o projeto surgiu com a necessidade de atender pessoas em condições de pobreza e vulnerabilidade social e, no caso das escolas, de proporcionar merenda escolar de qualidade com a introdução dos alimentos cultivados na alimentação.

“O projeto atua de acordo com a disponibilidade de área, de tempo e de mão de obra disponível, ou seja, todos precisam querer. As hortaliças complementam a alimentação dos alunos, já que são ricos em nutrientes, isso garante segurança e autonomia alimentar para eles”. 

A preferência de atendimento é para pessoas que estão cadastradas em programas de assistência social, como Bolsa Família, por exemplo. A primeira fase da equipe do projeto é identificar o espaço na escola para que a horta seja estruturada. No caso de horta em quintal de casa, a iniciativa prevê a criação de pequenos animais, como galinhas.

Com as hortas escolares, além de facilitar a inserção de pessoas de baixa renda a uma alimentação nutritiva de qualidade para o dia a dia, a proposta passa também pela capacitação de famílias no cultivo de produção orgânica. Os moradores, em sua maioria, são de bairros chamados de Zona Especial de Interesse Social (Zeis) do município.

O professor Joel Santos, da Escola Maria Pereira dos Santos, localizada no Núcleo Maçaranduba II, comenta que todas as hortaliças colhidas pelos alunos na escola são consumidas na merenda escolar. “É importante para o aluno fazer parte desse processo de plantio e colheita, até porque eles aprendem em sala de aula a teoria, e a equipe técnica da Emater orienta o pós, que é a prática”.

Ainda de acordo com Joel, futuramente, o projeto prevê o plantio de culturas frutíferas, como laranja e banana em outras escolas municipais.