Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXÉRCITO BRASILEIRO

Governo prestigia seminário internacional em defesa da região amazônica

Helder Barbalho visitou a exposição do evento e viu de perto o que há de mais moderno nas áreas de segurança das Forças Armadas

Por Larissa Noguchi (SECOM)
14/11/2019 10h25

Governador do Estado na mostra organizada por instituições e empresas nacionais e estrangeirasO governador do Estado, Helder Barbalho, participou, nesta quinta-feira (14), do I Seminário Internacional de Defesa e Proteção da Amazônia, realizado pelo Comando Militar do Norte, do Exército Brasileiro, no Hangar, em Belém. No evento, Helder visitou a exposição feita por instituições e empresas nacionais e estrangeiras, que apresentam o que há de mais moderno nas áreas da segurança das Forças Armadas, além de demonstrações de equipamentos.

“É uma satisfação receber um evento como esse aqui, sobretudo na nossa região, com suas peculiaridades, seus desafios com destaque das fronteiras da Amazônia. Esperamos que o conteúdo aqui externado possa contribuir com a segurança pública do Estado do Pará”, afirmou.

Helder prestigiou ainda o estande da Polícia Militar no seminárioO seminário internacional reúne, desde terça-feira (12), órgãos nacionais, estaduais e municipais, além das delegações de 13 países. O Governo do Pará é representado pela Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Ao longo de três dias, o evento debateu o desenvolvimento sustentável da região, além de estratégias de defesa e ações humanitárias, com discussões sobre emprego de tropa nas operações em ambiente de selva, harmonia entre o desenvolvimento regional e respeito ao meio ambiente, além de possíveis soluções para a segurança na região amazônica.

O coronel João Goubert, coordenador geral do seminário, ressaltou a importância da participação do Estado no evento. “É uma oportunidade para que militares e civis se unam no quesito segurança, defesa e meio ambiente. São 12 painéis diferentes, com a presença de todos os estados da Amazônia. Na quarta (13), por exemplo, discutimos a segurança pública na nossa região”, comentou.

"Participar de debates e prestigiar a exposição dos instrumentos utilizados por outros países, por meio de um evento como este, é de extrema importância para criarmos mecanismos, de forma integrada, que possam proteger e preservar a Amazônia e o povo que habite neste local, de maneira especial. É um seminário construído com uma excelente organização pelo Comando Militar do Norte e que reúne não só os órgãos de defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica, mas como os órgãos de segurança também", destacou o secretário de Estado de Segurança e Defesa Social, Ualame Machado.

*Com informações do Comando Militar do Norte.